Faturamento ou lucro?

É essencial que se conheça as diferenças entre o faturamento e o lucro para se executar o planejamento financeiro do seu negócio

Muitas farmácias podem incorrer ao erro de confundir faturamento com lucro. Quando se fala em faturamento de um negócio o conceito aborda a soma de todos os valores obtidos com as vendas de serviços ou produtos em um determinado período. O faturamento leva em consideração todo o dinheiro que entra no caixa do negócio a partir da execução de suas atividades. Para se calcular o lucro de uma farmácia ou rede, por exemplo, é importante pegar o valor do faturamento menos as despesas e custos do negócio. 

É essencial que se conheça as diferenças entre o faturamento e o lucro para se executar o planejamento financeiro do seu negócio. Ter um faturamento alto não significa, necessariamente, que a empresa esteja atingindo os objetivos e lucros sugeridos pelas metas e guiado pelas estratégias. 

De que forma você pode adquirir mais lucro com a sua farmácia?

  • Separe um tempo para o profissional farmacêutico da sua unidade ou rede conversar com os clientes, entender suas necessidades e coletar dados. A humanização dos atendimentos é sempre um ponto importante para que o seu negócio esteja alinhado às necessidades dos clientes.
  • Aproveite e utilize os dados coletados para que você possa fazer recomendações apropriadas aos clientes. Essas informações também te ajudarão a entender os setores mais lucrativos e aqueles que precisam de reestruturação estratégica. 
  • Não se esqueça que a personalização é essencial! Pessoas diferentes possuem necessidades diferentes. Não tem como padronizar, colocar todos os clientes no mesmo processo e atender a todos da mesma forma, treine os seus times para que eles estejam atentos, pratiquem a escuta empática e consigam interagir com atenção.
  • Treine constantemente a sua equipe. De nada adiantará você criar estratégias se não educar a equipe sobre sistemas, processos, estratégias de vendas e outros pontos. Invista nas mais altas tecnologias do mercado e atente-se para as novidades e tendências do setor.

Fonte: diretor executivo da Linx Farma, Luis Fischpan

Compartilhe: