Gestão da farmácia em três passos: pontos essenciais para otimizar os negócios

A gestão de farmácia tornou-se ainda mais desafiadora 

Gestão é um passo fundamental para qualquer negócio. A administração de um varejo engloba muitas tarefas: desde planejamento, escolha de ponto, gestão de pessoas, projetos de layout, de conhecimento do mercado, valores, políticas da empresa, sustentabilidade, gestão financeira, desenvolvimento tecnológico etc. mas quando se fala da área da saúde, as exigências são ainda maiores.

Para o setor de varejo farmacêutico, além de todas as observâncias legais e sanitárias, conhecimento técnico e profissionalização, é preciso analisar minuciosamente os pontos responsáveis pelo rendimento e pela consolidação do estabelecimento.

A gestão de farmácia tornou-se ainda mais desafiadora para os que desejam atender às demandas de uma sociedade cada vez mais protagonista de seu consumo.

Isso porque, além de a rotina no balcão ser bem corrida para todos os colaboradores, o nível de exigência dos clientes atingiu um patamar mais elevado, motivado principalmente pela vida urbana agitada e as possibilidades de um mundo digitalizado.

Veja aqui três passos básicos para garantir o controle e a eficiência dos negócios:

1. Estoque e mix de produtos

Hoje, uma farmácia trabalha com um portfólio de oito a dez mil podendo chegar até 14 mil itens. Manter ofertas variadas e específicas para as mais diferentes demandas é ponto essencial.

Uma farmácia busca suprir as necessidades dos seus clientes para as suas demandas, mas também não pode ter um estoque desbalanceado, que não tenham venda e acabem vencidos.

O comprometimento do fluxo de caixa em estoque desbalanceado para um negócio, ainda mais em uma farmácia, é mortal.

Para evitar isso, o controle de estoque e vendas precisa ser eficaz, suportando a estrutura nos momentos de compra, no gerenciamento e controle financeiro do negócio buscando o melhor acerto entre capacidade de compra e giro da venda.

2. Atendimento experiente

Os profissionais que atendem o público no balcão são o elo direto com o público de uma farmácia. Além da habilidade necessária para lidar com diferentes tipos de clientes, essa é uma atividade técnica e demanda treinamento.

Hoje já existem cursos online para balconistas e atendentes de farmácia, e é muito importante que o empreendedor se torne aliado dessa necessidade para aumentar o nível de profissionalização da equipe, de ponta a ponta.

3. Serviços de saúde

Como a presença do farmacêutico é essencial, este fato em si já desdobra a possibilidade de se implantar um serviço de assistência farmacêutica.

E também até a venda de serviços de assistência clínica, por exemplo, hoje a diversificação de ofertas é uma necessidade para o negócio.

A farmácia mudou e não é mais vista apenas como um ponto de compra de medicamentos, mas sim como um HUB da saúde, uma estratégia que atrai clientes e incrementa a receita e que pode ser desde serviços gratuitos como aferir pressão, e verificar se os medicamentos do cliente estão sendo tomados corretamente até vender mais de 40 testes rápidos disponíveis hoje para serem feitos em uma farmácia, é o que chamamos hoje de Categoria de Serviços de Assistência Farmacêutica. A evolução da farmácia como Hub de Saúde é tendência que se tornou realidade e que não tem mais volta.

Artigo escrito pelo diretor de varejo da InterPlayers, Oscar Basto Jr.

Fonte:https://guiadafarmacia.com.br/gestao-da-farmacia-em-3-passos-pontos-essenciais-para-otimizar-os-negocios/

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