Inovações do Grupo NC e os segredos para crescer na carreira

A Academia NC tem um time dedicado para análise dos dados para que seja possível entender a audiência para entrega de maior valor ao público

Ainda em homenagem ao Dia do Farmacêutico, celebrado em 20 de janeiro, o Guia da Farmácia realizou uma entrevista exclusiva com o Diretor de Inovação do Grupo NC, Pedro Dias.

Dias é farmacêutico, já passou pelo varejo e, hoje, participa com a indústria, mas sempre com o olhar de trazer capacitação e informação a outros profissionais da área.

Neste bate-papo, Dias revela os principais passos na sua ascensão profissional, como enxerga a importância desta carreira hoje em todos os elos da cadeia da saúde e os segredos para o sucesso neste setor. Ele também explica a relevância do Grupo NC.

“Disponibilizamos ao profissional farmacêutico uma plataforma interativa, de baixa fricção e, o mais importante, que ele pode assistir conteúdos de onde quiser, no momento que quiser e na linguagem que ele entende”, resume o executivo.

Acompanhe, a seguir, a entrevista na íntegra.

Guia da Farmácia – No Dia do Farmacêutico e é sempre bom resgatar boas histórias relacionadas à profissão. Quando você decidiu se tornar farmacêutico?

Pedro Dias – Eu estudava em um cursinho específico para turmas de Medicina. No entanto, ao me deparar com a realidade financeira da época e outras situações passageiras, e o fato de já ter trabalhado em Farmácia na minha adolescência, isso fez com que eu tivesse a oportunidade de prestar a faculdade de Farmácia e cursar durante quatro anos o curso de forma integral.

Naturalmente, houve uma tendência para seguir a carreira acadêmica e trabalhar no varejo farmacêutico brasileiro, a qual é a porta de entrada como principal trabalho deste profissional.

Guia – E como foi a sua evolução profissional ao longo dos anos?

Pedro Dias – Durante quase toda minha graduação, fiz iniciação científica e o meu perfil de ser curioso e querer criar/desenvolver novas coisas ou aprimorar aquilo que já existe, fez com que algumas oportunidades aparecessem durante a minha vida.

Me recordo que, ao terminar a graduação em dezembro de 2009, me mudei para Campinas (SP) para fazer o meu mestrado na Universidade Estadual de Campinas e com isso, tive a oportunidade de fazer apresentações em diversos congressos e aperfeiçoar minha habilidade em comunicação.

Isso me ajudou bastante quando fui trabalhar no varejo farmacêutico, que inevitavelmente você precisa genuinamente saber se comunicar para entender as necessidades do paciente, para que você cuide da saúde dele.

Me recordo que depois de muitos anos trabalhando no varejo e em uma ação específica da EMS na Farmácia, tive a oportunidade de conhecer o time de marketing da EMS Genéricos em 2012 e, no final do ano de 2013, fui convidado para participar de um projeto de treinamento e desenvolvimento para o varejo farmacêutico e distribuidoras.

Lá tive a oportunidade de viajar o Brasil inteiro e me conectar com as pessoas e, claro, aprender todos os dias. Em 2020, fui convidado para assumir a posição de Diretor de Inovação do Grupo NC e o meu primeiro desafio era criar uma plataforma de educação para o mercado farmacêutico, a Academia NC, que desde o seu lançamento lidera nesse mercado de marketing de conteúdo para o mercado.

De 2020 para cá, tivemos novos desafios como a criação do Estúdio Nanci Sanchez, onde iniciamos do zero e hoje temos o maior estúdio de todas as farmacêuticas do Brasil, que pode ser considerado como uma “transmissora de televisão” do Grupo NC, capaz de atender todas as demandas audiovisuais de toda holding.

São 12 colaboradores no time e estamos em pleno crescimento não só de pessoas, mas no número de projetos contemplados dentro da Academia NC e em nossos dois estúdios. Digo que trabalhar no Grupo NC permite estar em constante evolução porque você é desafiado a todo momento. Isso faz parte dos nossos valores que são: simplicidade, ação e inovação.

Guia – Como é sua atuação de farmacêutico dentro da EMS?

Pedro Dias – Como dito anteriormente, hoje estou como Diretor de Inovação do Grupo NC e fico responsável pela Academia NC, pelo estúdio Nanci Sanchez.

Também faço uma interface com as autarquias, associações farmacêuticas e as unidades de negócios para sempre entender o que os clientes precisam e propor soluções educacionais ou não para eles, como, por exemplo, entender a realidade de um determinado cliente e conectá-lo com o Diretor Comercial ou Diretor de Marketing da unidade de negócio que pretende desenvolver ou fortalecer uma parceria comercial.

Guia – Explique como nasceu a Academia NC e como ela ajuda o farmacêutico na atualização profissional e capacitação?

Pedro Dias – Eu recebi o convite para assumir o cargo que estou logo depois que retornei dos EUA, quando estava participando da feira da NRF e que infelizmente, logo em seguida surgiu a pandemia de Covid-19 no mundo. Mas foi nesse período que Grupo NC precisava se reinventar na forma se conectar com os Farmacêuticos, Atendentes de Farmácias e Balconistas.

Me recordo que rapidamente tive de fazer uma mobilização interna e aproveito a oportunidade para agradecer todas as unidades de negócios que acreditaram no projeto e, juntos, construímos a Academia NC e lançamos ela nos dias 3 e 4 de agosto, com a presença das duas maiores personalidades do varejo farmacêutico brasileiro: os nossos amigos e parceiros comerciais Edison Tamascia (Presidente da Febrafar) e o Sérgio Mena Barreto (CEO da Abrafarma).

Toda semana recebíamos uma nova personalidade do mercado farmacêutico para colaborar na criação dos nossos conteúdos. E no dia 20 de maio de 2021, no Dia Nacional do Medicamento Genérico, fizemos um grande evento onde tivemos uma audiência de mais de 25 mil pessoas conectadas.

Desde então, temos um time dedicado para análise dos dados para entendermos a nossa audiência para podermos entregar cada vez mais valor para o público. Desde o dia deste grande evento, disponibilizamos ao profissional farmacêutico uma plataforma interativa, de baixa fricção e, o mais importante, que ele pode assistir conteúdos de onde quiser, no momento que quiser e na linguagem que ele entende.

Guia – Dentro de grandes indústrias, qual a importância do farmacêutico para o crescimento das empresas?

Pedro Dias – A importância do Farmacêutico é fundamental, não tão somente pela força da Lei, mas pela prestação de serviço e importância que este profissional traz para a companhia. Afinal, quem é o profissional do medicamento é o Farmacêutico.

Só no Grupo NC, dos quase dez mil colaboradores, temos muito orgulho de quase 1.400 serem farmacêuticos e isso traz a segurança de que tudo o que produzimos passa pelas mãos destes profissionais tão capacitados.

Guia – Agora pensando no varejo, quando lembramos do farmacêutico perto da década de 80, esses profissionais eram uma espécie de ‘médicos da família’, onde as pessoas buscaram orientação para os mais diversos quadros de saúde. Com o passar dos anos, esse papel se perdeu, mas, recentemente, tivemos o avanço das farmácias clínicas. Você acredita que essa força dos farmacêuticos tende a voltar com esse movimento?

Pedro Dias – Com certeza sim e isso não é de agora. Temos as Resoluções 585 e 586 do Conselho Federal de Farmácia (CFF) que respaldam esse trabalho do profissional Farmacêutico no varejo e essa prática já é realidade por muitas farmácias no Brasil, cada uma em seu estágio de amadurecimento.

Guia – Como os farmacêuticos precisam se preparar profissionalmente para o futuro?

Pedro Dias – Através da Academia NC, a maior plataforma de educação do mercado farmacêutico brasileiro, que nada mais é: a plataforma de treinamento da EMS. Como citado anteriormente, esse profissional tem mais de 700 conteúdos à sua disposição para assistir de onde quiser, como quiser e na linguagem que ele entende.

Por isso, você que é Farmacêutico ou Estudante de Farmácia, aproveite essa oportunidade para se preparar para o mercado de trabalho. E tem outro ponto bem importante. Estamos divulgando as nossas oportunidades de trabalho dentro desse ecossistema da Academia NC. Aliás, neste momento, estamos com mais de 250 vagas disponíveis para salários que variam entre R$ 5.000,00 e R$ 12.000,00 fora todos os benefícios. Então venham participar da nossa comunidade!

Guia – De que forma o universo digital tem transformado e ainda vai transformar essa carreira?

Pedro Dias – O digital já é uma realidade e não tem volta, assim como a inteligência artificial no hype. E vejo muitas pessoas preocupadas com isso e às vezes até com medo de perderem o emprego devido ao nascimento destas tecnologias.

Parece clichê, mas você não será substituído pela tecnologia, você poderá ser substituído por uma pessoa que saiba mexer nestas tecnologias. E por isso, faça cursos de IA, faça cursos de tecnologia, não precisa ser cursos caros, com muito tempo de duração.

Neste primeiro momento, eu sugiro que busque saber o que é cada plataforma e como você pode utilizá-la para o seu próprio benefício no seu dia a dia do trabalho para ajudar seus pacientes.

Eu e meu time desenvolvemos vários cursos de atualização para estarmos antenados a todo movimento, porque todo esse avanço tecnológico tende a impactar diretamente na sua forma de trabalho e também na melhoria do cuidado da saúde da população brasileira.

Guia – Para os farmacêuticos que ainda não se sentem empoderados diante da saúde do País, gostaria que você passasse a sua análise, sobre a importância que esses profissionais têm, especialmente no varejo, onde são o último elo para adesão ao tratamento?

Pedro Dias – Eu sou farmacêutico e tenho muito orgulho da minha profissão. A minha pergunta para a audiência é: “Quando foi a última vez que você fez um curso de atualização?”, outra “Quando foi a última vez que você entrou na Academia NC”, vou além, “Quando foi a última vez que você fez um curso de atualização ou uma pós-graduação?”.

Profissionais bem capacitados geram mais valor para a empresa que trabalham e para a sociedade, principalmente, neste tema tão importante que é a adesão ao tratamento.

Nós somos os responsáveis por assegurar que a tomada do medicamento deve ser correta, conforme as orientações do prescritor, e você deve acompanhar por meio de tecnologia, no “corpo a corpo”, ou por uma equipe multiprofissional, sobre como está a evolução deste paciente, garantindo a adesão ao tratamento.

Porque se nada disso acontecer, ele tende a piorar o seu quadro clínico, retornar ao hospital e, consequentemente, aportar mais dinheiro para se cuidar.

Assim, você, como profissional farmacêutico, é um elo muito importante neste processo de cura ou prevenção do cuidado da saúde da população deste País.

Fonte: https://guiadafarmacia.com.br/pedro-dias-revela-os-segredos-para-crescer-na-carreira

Compartilhe: