Johnson & Johnson: o excelente negócio da farmacêutica ao vender suas marcas mais populares

A Johnson & Johnson caminha para terminar o split-off da Kenvue

A Johnson & Johnson está em vias de concluir o desmembramento da divisão de consumo, o que deverá destravar bilhões de dólares para reinvestimento no que será o foco completo da companhia daqui em diante: a pesquisa farmacêutica e medicina tecnológica.

No desdobramento mais recente do split-off (termo que designa a separação de divisões de uma companhia), a J&J realizou a venda de 80% das ações da Kenvue — a subsidiária que cuidará do tradicional ramo de consumo da Johnson & Johnson, herdando para si produtos consolidados no mercado como Listerine, Tylenol e Band-Aid.

A Kenvue estreou no mercado de capitais em maio deste ano, em um IPO que rendeu a Johnson & Johnson cerca de US$ 13,2 bilhões em dinheiro. De lá para cá, a ação, hoje cotada a US$ 22,40, caiu cerca de 15% desde a oferta pública.

Em entrevista ao Wall Street Journal, o CFO Joseph Wolk detalha que o split-off deverá ter conclusão em meados do ano que vem.

A companhia trabalha para eliminar uma série de custos corporativos, que antes pertenciam à divisão de consumo. “Quando você separa companhias, há sempre um momento de falta de sinergia”, qualificou Wolk.

À publicação, Wolk afirma também que a farmacêutica considera vender os 9,5% que ainda possui da Kenvue. A transação garantiria à Johnson & Johnson quase US$ 4,2 bilhões em dinheiro isento de impostos.

O split-off da divisão de consumo era um desejo antigo da farmacêutica começou a tomar forma em 2021, quando a empresa iniciou o processo de desembarçamento financeiro das divisões.

Fonte: https://www.moneytimes.com.br/johnson-johnson-como-se-desfazer-das-suas-marcas-mais-conhecidas-virou-o-negocio-da-decada-para-a-farmaceutica/

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