KPI’s de performance: veja as principais tendências para 2023 

As avaliações de desempenho não podem ser negligenciadas pelo setor. 

KPI´s farmacêuticos são indicadores de desempenho voltados para o setor. Tais métricas são formas de se mensurar quantitativamente a performance, custo, qualidade e a eficiência das vendas dos medicamentos no negócio. Os KPI´s de performance estão intimamente relacionados à gestão das pessoas e formas de desenvolvimento.  

É por meio da comparação estatística que os pontos fortes e limitações são identificadas, auxiliando a antecipar crises e detectar tendências.  

  1. Custo de absenteísmo 
    Mensurar o número de ausências de um colaborador no trabalho e quais os custos dessa prática, é um KPI de performance fundamental. Essa taxa pode ser calculada ao dividir o número de ausências de um colaborador pela quantidade total de dias trabalhados.  
  2. Turnover 
    A rotatividade é importante para levar em consideração o sucesso dos processos seletivos na identificação e retenção de talentos. Baixa rotatividade é uma forma de identificar que o negócio possui boas condições de trabalho, plano de carreira e benefícios.   
  3. Satisfação 
    O engajamento dos colaboradores está relacionado à saudabilidade do local de trabalho, o que influenciará a produtividade e rotatividade. Para isso, é importante mensurar a satisfação dos funcionários, estar aberto a ouvir e compreender como melhorar o clima organizacional e as condições de trabalho.  
  4. Produtividade 
    A mensuração da produtividade é fundamental. É por meio desse KPI que os processos serão otimizados, bem como demonstrará a necessidade de treinamentos específicos.  
  5. Treinamentos  
    Para se ter colaboradores capacitados é importante que sejam oferecidos treinamentos. Isso fará com que eles entreguem mais qualidade em menos tempo, porém, é importante mensurar o impacto dos treinamentos para as entregas, somente assim será possível entender de que forma os cursos estão surtindo efeito.  

Fonte: diretor executivo da Linx Farma, Luis Fischpan

Compartilhe: