Mulheres farmacêuticas fazem a diferença para a logística de medicamentos

Garantir a qualidade e a segurança dos processos é essencial para a saúde e bem-estar de milhões de brasileiros

A Ativa Logística, um dos maiores operadores logísticos do País, é responsável pela movimentação média anual de 300 mil toneladas que representam 50 milhões de volumes entregues para os setores de saúde, beleza e bem-estar. Neste universo, em relação ao transporte e armazenamento de medicamentos, é indispensável as boas práticas de controle e monitoramento.

Para isso, em todas as 23 unidades da companhia existem profissionais farmacêuticos responsáveis que executam essas funções como gerentes, coordenadores e assistentes técnicos, funções que garantem a temperatura adequada e exigida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), durante toda a cadeia de distribuição, até o ponto de venda (PDV).

A seguir, confira depoimentos de farmacêuticas que atuam em unidades da Ativa Logística distribuídas pelo País.

Camila Ramos da Silva – São Paulo (SP)

Farmacêutica há 14 anos, pós-graduada em Vigilância SanitáriaCamila Ramos da Silva está no segmento logístico há 12 anos. “Comecei como farmacêutica responsável e hoje atuo como gerente de qualidade, responsável pelos modais de transporte, armazenagem e aéreo em relação às 23 filiais da Ativa Logística”.

Camila Ramos conta que sua responsabilidade é “assegurar condições adequadas relacionadas à parte regulatória e na gestão da qualidade durante toda a cadeia logística do produto de interesse à saúde (medicamentos, cosméticos, correlatos), desde a produção até o consumo final.

Segundo ela, “as mulheres vêm conquistando espaço tanto na operação como na frota, como condutoras de veículos de pequeno e grande porte, além de cargos estratégicos na companhia”.

 Talita Cabrera – Itapevi (SP)

 Com formação em Farmácia e Bioquímica e MBA em Qualidade, Gestão e Engenharia de Processos, Talita Cabrera atuou alguns anos na indústria farmacêutica na área de Controle de Qualidade.  Há 11 anos, iniciou sua trajetória na logística com foco em atividades sobre garantia de qualidade e regulatório. Hoje, é coordenadora técnica responsável da unidade São Paulo e coordena novr filiais através dos seus respectivos responsáveis técnicos.

“Nossa principal missão é garantir que os produtos (medicamentos, cosméticos, produtos para à saúde, insumos, alimentos e outros) cheguem ao destino final, com respeito às normas sanitárias, garantindo a rastreabilidade, segurança e confiabilidade do consumidor. Para isso, contamos com o mapeamento de processos, treinamentos, monitoramentos e controle de temperatura, análises de não conformidades, auditorias entre outros processos”.

Izabella Veloso Souto – Itajaí (SC)

Depois de atuar vários anos no varejo farmacêutico, Izabella Veloso Souto, há aproximadamente dois anos, vivenciou uma transição significativa ao entrar na Ativa Logística.

“Minha atuação na Ativa Logística representou não apenas uma mudança de setor, mas uma ampliação significativa do meu escopo profissional. Essa experiência proporcionou uma compreensão aprofundada dos desafios e responsabilidades envolvidos na logística farmacêutica. Aprendi a gerenciar de maneira eficiente os processos e garantir a integridade e qualidade dos produtos farmacêuticos, de acordo com as normas regulatórias”.

É responsável por assegurar que todas as operações, desde a movimentação de carga até a armazenagem e manuseio de materiais, estejam em conformidade com as normas rigorosas da Anvisa. “Garantir a qualidade e a segurança dos processos é essencial para a reputação da empresa e, mais importante ainda, para a saúde e bem-estar dos consumidores finais”.

Juliana Ferreira Lopes – CWB

Em 2022 iniciou sua carreira na Ativa Logística como farmacêutica. Juliana Ferreira Lopes entende que possui um papel fundamental em toda a estrutura, que envolve a responsabilidade na documentação regulatória aos órgãos reguladores, acompanhamento de indicadores, treinamentos com as equipes para cumprir os procedimentos e orientações, entre outras diversas funções. “Manter o foco nos objetivos e acreditar no potencial é a maior qualidade e a excelência que podemos oferecer”.

Simone Felix – Rio de Janeiro (RJ)

Com 17 anos de experiência como farmacêutica, Simone Felix iniciou sua trajetória na Ativa Logística há oito anos. Hoje, possui o cargo de farmacêutica Responsável Técnica e Coordenadora de Qualidade. “Foi um grande desafio, pois a minha experiência profissional, até então, era no ramo varejista. Iniciei como responsável técnica na filial do Rio de Janeiro e três anos depois fui promovida a coordenadora de qualidade, função que desenvolvo atualmente, além da filial do Rio de Janeiro, nas filiais de Campos dos Goytacazes, Itatiaia e Vitória”. 

A sua missão diária é garantir a prática em relação às regulamentações exigidas pelos órgãos fiscalizadores. “Proporciono capacitação inicial e contínua a todos os colaboradores em relação aos procedimentos operacionais buscando sempre melhorias contínuas através do Sistema de Gestão de Qualidade”.

Fonte: assessoria de imprensa da Ativa Logística (AKS Press)

Compartilhe: