O que é PBM e como ela proporciona economia na compra de medicamentos?

O consumidor brasileiro tem uma ótima oportunidade para reduzir os gastos com compras de medicamentos com os Programas de Benefícios de Medicamentos (PBMs). São várias as opções existentes no mercado e a Febrafar possui uma ferramenta que facilita o acesso a esses benefícios (veja abaixo). Esses programas são formas que laboratórios encontraram de proporcionar descontos em medicamentos, principalmente de usos contínuos, abrangendo grandes variedades de produtos.

Com o programa se tem um conjunto de benefícios:

Descontos ao paciente e à loja que realiza a venda dentro do programa;
Continuidade de tratamentos médicos, fundamental para atingir resultados eficazes;
Acompanhar a adesão e o tratamento medicamentoso por parte de pacientes com patologias crônicas.
COMO FUNCIONA O PBM?
O paciente pode procurar as farmácias que aderiram ao Programa de Benefícios em Medicamentos (PBM). Nessas os clientes, mediante cadastro, encontram descontos competitivos oferecidos pelos fabricantes de medicamentos.

É importante que o cliente entenda quais laboratórios e farmácias possuem PBM e analisar as vendas dessas categorias de produtos na loja. Talvez uma farmácia próxima poderá oferecer mais descontos, oferecendo assim facilidade e economia.

O QUE SÃO MEDICAMENTOS PBM?
Resumidamente o Programa de Benefício em Medicamentos (PBM) é uma estratégia utilizada pelas farmácias. Com isso se oferece preços mais atrativos. O paciente que adere a esse serviço e obtêm descontos dos laboratórios, obtendo um custo melhor aos consumidores.

Para a farmácia também é interessante oferecer esse programa, pois fideliza o público e aumenta o ticket médio. Elevando o faturamento e conquistando uma importante vantagem competitiva no mercado.

Veja alguns dos programas de PBM que a Febrafar participa:

-Bayer Para Você,

– Programa Saúde Fácil,

– Viver Mais,

– Programa Mais Pfizer,

– Novo Nordosk – Novo Dida,

– Cuidados Pela Vida,

– Se Cuida – O Parceiro de Sua Saúde.

Além disso existem alguns produtos que são destaques no PBM. Por exemplo: Xarelto, Jardiance, Alenia, Aerolin Spray, Combodart Cápsulas, Saxenda, Glyxambi, Avamys Spray Nasa, Eliquis, Xalacom e Xalatan.

Benefício do PBM pela Febrafar

Como visto, o PBM é hoje um grande diferencial estratégico para a fidelização dos consumidores. Pensando em potencializar os resultados referentes a esse tema, a Febrafar possui uma solução especialmente pensada para nos consumidores, nas redes associadas e nas farmácias que se utilizam do Orion, tendo esses uma área especial de PBM: https://orionfebrafar.com.br/pbms/medicamentos/public?areaAberta=true .

Esse sistema reúne as principais ferramentas relativa ao tema em um único lugar.

CONSULTA DE PBM
Existe na ferramenta uma área que é aberta a todos que querem obter informações sobre os programas. Não é preciso nenhum cadastro para acesso.

O objetivo dessa estratégia é dar melhor visibilidade aos PBMs e garantir uma melhor experiência a todos que participam desse processo.

“Ao disponibilizar esse acesso simplificado aos programas de PBM se potencializa a utilização desse benefício junto aos consumidores, que consequentemente ficam mais satisfeitos com o processo de compra, aumentando as chances de que ele se torne um cliente fidelizado”, explica Karen Corridoni, diretora comercial da Febrafar.

OBJETIVO DESTA ÁREA
“Nosso maior objetivo é melhorar a jornada do cliente na loja. Para isso, após a solicitação do medicamento, recomendamos que a loja consulte o ORION. Assim, ela verifica se o produto possui algum desconto de laboratório e se a loja está habilitada no PBM”, explica Meire Ellen Aquino, da área comercial da Febrafar.

Ela complementa que, depois desse passo o balconista pode oferecer o desconto ao cliente e verificar se ele já possui cadastro no programa. Caso não tenha, se deve utilizar o próprio ORION como atalho para acessar o site do laboratório e realizar o cadastro.

Feito esse processo, na próxima compra o cliente já estará habilitado no programa. Sendo necessário apenas que a loja gere a autorização no sistema do provedor como processo padrão. Proporcionando um caminho para digitalizar ainda mais as lojas das redes.

Febrafar

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