Entre as redes de farmácias mais eficientes no quesito rentabilidade, a campeã foi a RaiaDrogasil, com faturamento de R$ 25,6 bilhões
O Ranking Ibevar-FIA 2022 elencou as maiores empresas varejistas no Brasil. E entre as redes de farmácias mais eficientes no quesito rentabilidade, a campeã foi a RaiaDrogasil, com faturamento de R$ 25,6 bilhões. O segmento de artigos farmacêuticos representa 6,5% da receita das 120 empresas listadas.
Das dez redes de farmácias mais bem posicionadas no estudo, nove são associadas à Abrafarma. “Embora a crise tenha afetado duramente o varejo, esses números demonstram inequivocamente a capacidade de superação e a criatividade de alguns segmentos”, salienta o presidente da FIA Business School e um dos responsáveis pelo estudo, o Prof. Roberto Sbragia.
Redes de farmácias mais eficientes
O estudo também avaliou o crescimento e eficiência operacional das redes varejistas em diversos segmentos. Essa eficiência é a resultante de duas variáveis – a produtividade das lojas e dos funcionários.
A partir de um algoritmo específico, essas duas medidas foram compostas em um único indicador. Com base no comportamento das empresas nos diversos segmentos, as varejistas foram classificadas em grupos. O clube das mais eficientes foi designado com o índice 100 e todas as demais receberam comparações com esse conjunto.
No segmento de drogarias e perfumarias, o grupo de varejistas com índice 100 é composto por RaiaDrogasil, Profarma e Nissei.
Grupo das empresas eficiente = 100 | RaiaDrogasil, Profarma, Nissei |
Grupo das empresas com eficiência menor que 60 e/ou maior ou igual a 40 | DPSP e Pague Menos |
Grupo das empresas com eficiência menor que 40 | Araujo, Clamed, Dimed e Extrafarma |
Empresas mais admiradas pelos consumidores
A edição do Ranking Ibevar–FIA deste ano ampliou o número de empresas examinadas por meio de recursos de inteligência artificial. Foram listadas mil varejistas agrupadas em 29 categorias, cada qual com as três redes campeãs de avaliação.
“Mais importante do que estudar o faturamento, eficiência e crescimento das organizações, é entender como elas são vistas por seus clientes e funcionários. Em épocas de crise, as palavras inovação, adaptação e reinvenção estão presentes diariamente no dialeto empresarial. Principalmente, considerando que a concorrência no varejo está cada vez mais acirrada, o que possibilita ao público escolher entre diversas marcas em diferentes segmentos”, afirma o presidente do Ibevar, Prof. Claudio Felisoni de Angelo.
Na categoria Drogarias, a primeira colocada na percepção dos consumidores foi a Panvel. Já a mais bem posicionada em termos de perspectivas dos funcionários foi a Farmácia Indiana.
Fonte: https://panoramafarmaceutico.com.br/farmacias-mais-eficientes-do-brasil/