Regiões Norte e Sul lideram evolução das farmácias no Brasil

São localidades muito marcadas pela existência de lojas de bairro, que ganharam relevância no período da pandemia

As regiões Norte e Sul lideram o crescimento das farmácias no Brasil e avançam em percentuais acima da média nacional.

Considerando os últimos 12 meses até setembro, os três estados do Sul obtiveram receita de R$ 26,31 bilhões, contra R$ 22,35 bi do mesmo período anterior, o que correspondeu a um crescimento de 17,6%. A evolução do faturamento das farmácias em todo o País foi de 13,7%.

A região vem se destacando no ranking do varejo farmacêutico, com cinco redes entre as Top 20 do setor. A lista inclui Farmácias São João, Panvel, Clamed, Farmácias Associadas e Drogaria Nissei.

O Rio Grande do Sul, quarto maior estado do Brasil em vendas, chegou pela primeira vez aos dois dígitos e apresentou alta de 14,19%, mas Santa Catarina encabeçou a evolução percentual – 22,8%.

“São localidades muito marcadas pela existência de lojas de bairro, que ganharam relevância no período da pandemia. Além disso, as redes sulistas conseguiram modernizar rapidamente os canais digitais e encontraram um público consumidor disposto a abraçar as compras online”, avalia o vice-presidente Latam da Close-Up International, Paulo Paiva.

DNA local do Norte acelera farmácias no Brasil

Já o Norte do País apresenta incremento de 15,55% e também puxa o crescimento das farmácias no Brasil. O Amazonas e o Tocantins tiveram incremento superior a 20%, enquanto Roraima foi o líder na evolução percentual, com 32,78%.

O potencial dos sete estados da região vem despertando o olhar de grandes redes. No fim do ano passado, por exemplo, a RD – RaiaDrogasil fincou bandeira nas capitais Boa Vista (RR), Macapá (AP) e Rio Branco (AC), o que marcou a chegada da companhia a 100% das unidades da Federação. Na Pague Menos, o Norte responde por 10% dos PDVs. Mas é o DNA local que vem fazendo a diferença.

Embora ainda representem 43% do faturamento do canal farma regional, as redes vêm perdendo share desde 2017, quando ostentavam uma representatividade de 52%. Um sinal claro da dificuldade que grandes grupos encontram para fixar suas marcas no Norte do País. O Grupo Tapajós, no entanto, vem sendo uma exceção e, após superar o primeiro bilhão de faturamento em 2021, prevê R$ 40 milhões em expansão no próximo ano.

As farmácias independentes, que respondiam por 41% do volume de negócios há cinco anos, tiveram uma queda bem discreta e passaram a totalizar 37% do mercado. E parte desses pontos de venda (PDVs) encontrou uma saída promissora ao aderirem ao modelo de franquia e associativismo – cujo share saltou de 7% para 19%.

“O crescimento das farmácias do Norte está fortemente associado aos efeitos da pandemia. Mas a saturação de outros mercados mais tradicionais, como Sudeste e Nordeste, ajuda também a explicar os resultados”, comenta Paiva. O Nordeste, inclusive, teve alta abaixo da média do País.

Crescimento percentual das farmácias no Brasil por região 

Crescimento percentual das farmácias no Brasil por região

Fonte:https://panoramafarmaceutico.com.br/norte-sul-evolucao-farmacias-no-brasil/

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