Conexão Farma 2022 começa com discussões de alta relevância para o varejo farmacêutico

Além da abertura oficial com o presidente da Abradilan, Jony Sousa e palestra de Thiago Nigro, especialistas do mercado trouxeram temas importantes para o setor, como, por exemplo, tributação de medicamentos, robotização e automação, uso de indicadores e ominicanalidade

Sugestão de Pauta: Agenda l Economia l Varejo l Indústria l Cidades l Farma

Março de 2022 – Após dois anos de adiamento por conta da pandemia provoada pelo Covid-19, começou nessa terça-feira (15/03), no Expo Center Norte, em São Paulo, a 16ª edição de um dos maiores eventos do setor farmacêutico do Brasil: o Conexão Farma, promovido e realizado pela Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan). A feira reúne mais de 120 expositores da indústria farmacêutica, Higiene & Beleza (H&B), nutrição e serviços.

O presidente da Abradilan, Jony Sousa, abriu o Conexão Farma 2022 trazendo um panorama da representatividade dos seus 156 distribuidores associados, presentes em 25 estados, além do Distrito Federal. Os distribuidores associados têm mais de 650 mil metros quadrados em centros de distribuição, mais de 15 mil empregos diretos, uma equipe comercial com mais de sete mil colaboradores, atendendo a 95% dos municípios do País e presença em 91% das farmácias do Brasil.

“Temos registrado mais de 1,3 bilhão de unidades vendidas, que representam 19,2% do market share do mercado total de varejo em unidades. Já em valores, essa participação é de 51,7% em unidades para genéricos e similares, mostrando o potencial, a relevância e a capilaridade da associação para o mercado. Além de realizarmos este, o maior evento aberto e democrático do segmento farmacêutico”.

Também na grande plenária, Thiago Nigro, idealizador e sócio proprietário do projeto “O Primo Rico”, que tem um dos maiores canais de finanças do YouTube, fez a palestra com o tema “Do mil ao milhão, sem cortar o cafezinho”. O empreendedor falou sobre a importância da educação para manter o negócio sustentável. “Tirar o negócio do zero todo mundo consegue. Agora, dar perenidade aí já não é para qualquer um. Para isso, é preciso preparo. Até porque se você espera que seu negócio tenha vida longa; ter pessoas acreditando em sua missão e impactando na ponta final o cliente, você precisa entender do que faz. Então, para mim esse tipo de evento é primordial. Espero que eu possa ter deixado uma mensagem bacana aqui hoje e inspirado de alguma forma. Porque, no final das contas, o que vale não é apenas o negócio e sim o impacto que ele causará na vida dos clientes”.

Dando continuidade à grade de conteúdo, na Arena 1, como parte do ciclo de palestras Varejo em Foco, de curadoria da Contento Comunicação, Jiovanni Coelho, consultor e instrutor de Princing da Simtax, tratou sobre o tema “Precificação e Tributação de Medicamentos”.  O foco desta sessão foram os medicamentos, setor repleto de especificidades e o mais regulado do que qualquer outro da economia, com preços controlados. Pensando nisso, Coelho trouxe os principais pontos de atenção e que precisam ser estudados pelos varejistas para que eles possam operar de maneira segura.

“Existem diversas regras que as pessoas desconhecem e, desconhecendo essas regras, correm o risco de vender mais caro ou mais barato, ou mesmo terem prejuízos com cálculos errados de impostos. Tudo isso pode acumular um problema futuro ou prejuízo na operação”, ressalta.

Atendimento Digital e Omnicanalidade também foi tema do Varejo em Foco, sob o comando de Ricardo Pastore, fundador, coordenador e professor do Núcleo de Varejo Retail Lab da ESPM. Segundo ele, a omicanalidade é uma realidade, pois o consumidor reagiu na época da pandemia e as empresas tiveram que correr e se reestruturar. E, esse movimento continua. Dentro de toda a esfera do canal farma e do relacionamento do consumidor com a farmácia, existem decisões sobre o sortimento de produtos, preço, comunicação, porém o mais impactado foi o atendimento, que passou por mudanças significativas. 

“Se antes ele era apenas a loja, agora é ela integrada a outros canais digitais e a questão é como fazer tudo isso se conversar. O gestor precisa entender essa dimensão e se posicionar corretamente, pois o cliente já vem em uma jornada iniciada na internet e quando ele chega na loja a equipe precisa saber entender isso e dar continuidade. Se precisar começar do zero, o cliente se cansar e vai embora. A equipe deve estar treinada e empoderada. Assim como o cliente é ‘omini’, a empresa e seus colaboradores precisam ser também”, finaliza.

Já na Arena 2, com curadoria da In360º, a primeira palestra do dia trouxe o tema automação e robotização e mostrou também, na prática, como a Drogaria Soares usa o recurso de maneira bem-sucedida para alcançar eficiência e otimização dos seus recursos. A líder de vendas da BD no Brasil, Monise Albejante, ressaltou que é notável nos últimos anos uma movimentação no mercado, evidenciada pela pandemia, sendo uma maior necessidade dos serviços e atenção farmacêutica de liberar tempo para pessoas, ou seja, para os clientes. O capital humano segue sendo o principal aspecto no atendimento.  

Outro ponto importante, segundo a executiva, é que cada vez mais as operações estão sendo obrigadas a trabalhar com custos reduzidos e olhar sua operação no detalhe. O objetivo foi também mostrar que a automação não é algo distante da realidade e que para isso a BD dispõe de um time local que consegue atender o mercado brasileiro, com potencial gigante e contribuir para essa transformação.

“O Brasil vem apresentando avanços do ponto de vista de legislação que dá autonomia para esse profissional, que acaba não tendo tempo para exercer sua função como ele gostaria. Desta forma, a tecnologia é uma aliada forte. É visível, como no case que trouxemos, o quão valoroso é o controle de uma operação automatizada e o retorno que ela traz para uma farmácia. Não dá mais para ser como era antigamente e apontar tudo no papel e não saber o potencial de perda, por exemplo, isso é crucial para o sucesso atualmente”, explica.  

Finalizando a programação do dia, Fabio Camparini, da SmartSell, trouxe uma visão sobre quais indicadores devem ser acompanhados para aumentar o capital de giro da loja. O tema tem grande relevância em um ano que tem tudo para ser economicamente difícil. Segundo Camparini, nenhuma empresa quebra por falta de faturamento e de margem e, sim, por falta de caixa e capital de giro. Por isso, a importância de saber onde se faz necessário tomar ações. Como o mundo está muito mais tecnológico, as empresas que estão despontando são as que analisam dados mais profundamente e tomam decisões em cima das grandes oportunidades e não em cima da média. O especialista abordou a importância de ser mais eficiente nas decisões de sortimento, preços, escolha de fornecedores, marcas, entre outros, olhando para essas informações e trabalhando em cima do dado específico para criar uma empresa mais enxuta.

“Capital de giro é consequência de milhares de decisões que eu deveria ter tomado assertivamente no passado. No caso das farmácias, se eu escolher os produtos corretos, eles giram rápido e geram boa margem e terei bom capital. Produtos errados, ficam travados, ficam no estoque e vão gerar um custo operacional gigantesco para escoar esse produto, reprecificar, fazer ações.  Eu preciso estar preparado, com uma empresa mais seca para que caso o mercado dê um solavanco, em especial, em períodos de crise, eu esteja preparado para isso. E, se meu concorrente não estiver, ele quebra e eu não”, finaliza. 

Pela feira

O CEO da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), Sérgio Mena Barreto, passou pelo evento e disse que a parceria entre a Abrafarma e a Abradilan é real, já acontece no dia a dia. “Toda melhoria do mercado passa justamente por esse trabalho das entidades, isso aqui é mais que um exemplo, essa feira incrível que a Abradilan está fazendo para aproximar a farmácia, o atacado e o fabricante, isso não tem preço.”

O ator, apresentador e empreendedor, Márcio Garcia, esteve presente pela Katiguá e destacou a importância da categoria de suplementos alimentares, vitamínicos e esportivos. “A farmácia é um player fundamental para a compra de suplementos, que antes era restrito às lojas especializadas.”

O CEO Da Natulab, Edu Lima, fez um alerta sobre um problema que muitos varejistas ainda enfrentam, que é a ruptura. “Para resolver, a dica é fazer negócios com todos os níveis de inventário para sustentar o nível de crescimento de demanda.”


SERVIÇO
Evento: Conexão Farma 2022

Data: 15 a 17 de março de 2022

Horário: 14h às 21h

Local: Expo Center Norte

Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, São Paulo (SP)

SOBRE A ABRADILAN

Constituída em 1998, a Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan) é formada por empresas distribuidoras de medicamentos, produtos para a saúde, artigos de higiene pessoal e cosméticos no mercado. Com cerca de 156 empresas associadas, tem como missão contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento do mercado e de seus membros, promovendo a melhoria contínua e eficaz de seus serviços.

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ABRADILAN

Lígia Favoretto

ligia@ligiafavoretto.com.br – Tel. (11) 99150-2552

Compartilhe: