Encontro de Líderes promove debate liderado por Paulo Paiva, do Close-Up International

Evento promovido pela Abradilan, que ocorreu durante o Conexão Farma, levantou questões importantes como inovação, performance e crescimento, abertura e fechamento de lojas, mix, ruptura e nível e atenção de serviço

Abril 2023 – Reunindo as principais lideranças do mercado farmacêutico, o Encontro de Líderes, evento promovido pela Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan), que ocorreu durante o Conexão Farma, exclusivamente para associados, sócios colaboradores e convidados, promoveu um debate importante e enriquecedor, liderado pelo vice-presidente do Close-Up International, Paulo Paiva, no dia 14 de março de 2023, na Plenária Cantareira, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP).

Alguns temas de relevância foram selecionados, como inovação, performance e crescimento, abertura e fechamento de lojas, mix, ruptura e nível e atenção de serviço. Paiva iniciou ressaltando que o Brasil tem um mercado de varejo farmacêutico de R$ 189 bilhões e mais de 130 mil SKUs para colocar dentro das farmácias e questionou: “Então, quando olhamos desta forma, inovar e ter onde vender, para onde essa chave leva a gente?” 

O vice-presidente de vendas e marketing da Hypera Pharma, Luiz Clavis, pontuou que dentro da companhia existe o desafio de trabalhar 100 novos projetos por ano e que a Hypera tem 1.300 SKUs. “A gente tem de pensar como é que eu vou conseguir viabilizar isso e não ficar simplesmente restrito ao ambiente que tenho hoje, mas aos ambientes que eu posso construir, a inovação não é só de produto, ela é de processo e formato. É preciso precisa pensar como vamos evoluir o formato, o formato que me trouxe até aqui não é o mesmo que vai me conduzir até amanhã, então precisamos pensar nisso juntos, a cadeia consegue construir isso, pensar em como a farmácia vai trabalhar o autosserviço, o atendimento farmacêutico e como ela pode usar todo o ecossistema digital para oferecer uma melhor experiência, posso oferecer um leque de produtos muito maior se eu tiver um parceiro digital, por exemplo. Tem muitas formas de se expressar, não podemos ficar limitados ao que já temos.”

Dentro da Farmarcas houve a criação de um varejo bem inovador, após 22 anos de mercado. O diretor geral, Paulo Costa, comentou que, antes de mais nada, é preciso olhar para como se entende a questão de inovação na farmácia. “A primeira coisa que pensamos é tecnologia, mas inovação antes de mais nada é uma forma de pensar diferente, um modelo de pensamento que questiona a certeza, ela dá abertura para o erro e aceita a possibilidade de testar mecanismos que ela não tem certeza que irão funcionar. Então, quando nós começamos, sempre tivemos uma mentalidade de inovação, porque nunca nos eximimos do risco de testar novas formas do associativismo. Começamos com a Ultra Popular, com um modelos de farmácia que no início pensávamos em ter somente medicamentos, mas olhando nossas lojas hoje, vocês verão que demos vários saltos de mudança ao longo do tempo, que partiram do pressuposto de testar modelos, avaliar com os associados e fazer rapidamente todo o processo de mudança para chegarmos no que temos hoje.”

O presidente da Abradilan, Jony Sousa, foi questionado por Paiva sobre como seria um modelo minimamente razoável para incentivar farmácias que não são grandes redes e não fazem parte do associativismo a buscarem um modelo de inovação. Ele pontuou que é fundamental mudar o mindset. “O lojista precisa entender que é necessário aumentar o leque de ofertas para o consumidor, pensar no cliente, talvez seja o ponto mais importante, e muitas vezes percebemos que isso não acontece. Vai de nós, distribuidores, em parceria com a indústria, levar esse conhecimento e portfólio. A gente vê que hoje a farmácia criou muito leque, você vê uma conveniência na farmácia muito grande, ela deu um salto e é óbvio que as grandes farmácias fizeram isso primeiro e com maestria, mas precisamos levar isso para o resto da cadeia, e de fato, a distribuição juntamente com a indústria é um grande elo para trazer esse impacto.”

Sobre serviços, Arnaldo Sá, executivo da Interplayers, acredita que quando se fala em inovação pela experiência que tem de mais de 20 anos, o grande desafio esteja na quantidade de municípios trabalhados: 5.500 municípios. “Nossa grande inovação é a integração da cadeia de valor, promovida pelas indústrias, e normalmente o que vemos em outros segmentos é que a plataforma digital começa pelos compradores pressionando os fornecedores. A indústria é ao contrário, ela começou com uma plataforma de venda, convidando toda a cadeia e os varejos.”

Na opinião do vice-presidente da P&G Health, Rodrigo Padilla, inovação é uma competência que precisa estar presente em todas as variáveis. “Muitas vezes nosso papel como indústria é levar uma estratégia que seja pertinente para a cadeia, que é responsável por levar esse produto até a mão do consumidor, seja de maneira física ou digital. Então, essa parceria precisa estar de pé, a gente fala muito do JBT, e ele é a união de insights e informações que são gerados para o consumidor final unindo a informação que o varejo tem do seu perfil de consumidor e dinâmica das lojas. Quando a gente consegue casar esses dois mundos, você consegue fazer uma estratégia forte para aquele perfil de shopper.” 

O executivo disse ainda que é um desafio enorme gerenciar um sortimento ideal para cada perfil de loja, que são realidades bem diferentes. “Não é fácil, mas precisamos entender esse consumidor final que é muito onde olhamos e pensamos, como vou conseguir desenvolver minha categoria e ganhar participação de mercado. Quando eu chego na gôndola de vitamina e vejo aquele mar laranja, eu como consumidor eu já fico atrapalhado, então como eu faço para levar alternativas, não só de portfólio, mas de maneiras de organizar a gôndola e agregar valor para o varejo e indústria? Esse tipo de negócio é extremamente válido a longo prazo porque precisamos continuar crescendo, a gente precisa se reinventar, e muitas vezes é trazendo maior valor agregado e experiência para o consumidor.”

Por fim, na primeira rodada de perguntas, o VP Commercial & Supply da Pague Menos, Marcos Colares, respondeu se faz sentido olhar a farmácia como um produto em que o consumidor decide qual o atende melhor? “Faz sentido sim, olhando o varejo hoje, ele mudou mundo nos últimos 20 anos, teve a chegada do genérico, do cosmético, do autosserviço na loja, o atendimento super pessoal, como evoluímos isso, mas ainda vemos um varejo transacional, olhando para o tripé preço, disponibilidade e atendimento simples. Eles sempre vão ser peças fundamentais, mas qual é o próximo passo? Daqui a dez anos, como ele vai estar? Será que não podemos transcender para o digital? Diferente do atendimento hospitalar, o cliente vai até a farmácia todo mês, o seguro cada vez vai ser mais importante no dia a dia, no fim, teremos uma loja de serviços, o paciente terá o medicamento na casa dele, como e na hora que ele quiser, mas como integrar isso tudo? Se não tivermos juntos nesse processo, trabalhando por um bem comum, a gente se perde. A gente pensa que o cliente quer algo, mas não entendemos de fato o que ele deseja, ou seja, discutimos pouco. A gente não olha o futuro como deveria é só olha a curto prazo.

O debate permeou ainda outros temas que trouxeram diversos insights aos participantes, objetivando sempre o crescimento do setor como um todo e o crescimento dos negócios individuais.

O Conexão Farma aconteceu nos últimos dias 14, 15 e 16 de março de 2023, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP), totalizando 23 mil visitantes.

A edição de 2024 já tem data marcada: 12, 13 e 14 de março, em um pavilhão ainda maior.

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SOBRE A ABRADILAN

Constituída em 1998, a Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan) é formada por empresas distribuidoras de medicamentos, produtos para a saúde, artigos de higiene pessoal e cosméticos no mercado. Com cerca de 160 empresas associadas, tem como missão contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento do mercado e de seus membros, promovendo a melhoria contínua e eficaz de seus serviços.

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ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ABRADILAN 

Lígia Favoretto

ligia@ligiafavoretto.com.br – Tel. (11) 99150-2552

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