Aché lança tratamento para tromboembolismo venoso

Doença é uma das principais causas de morte evitáveis do mundo: um a cada quatro pacientes morre em decorrência desse quadro

O Aché Laboratórios acaba de lançar o biossimilar VOLARE (enoxaparina sódica), medicamento biológico indicado para o tratamento do tromboembolismo venoso. O produto é fabricado na Espanha em parceria com o Laboratório Rovi. A trombose é a formação de um coágulo dentro de um vaso sanguíneo. Uma vez formado, esse coágulo pode diminuir ou bloquear o fluxo do sangue, e até mesmo se soltar e viajar para outro órgão.


“Em alguns casos, esse trombo pode ir para o pulmão e causar embolia pulmonar, condição gravíssima que pode levar à morte”, diz a gerente médica da área de cuidados especiais do Aché Laboratórios, Dra. Luisa Alves. “O VOLARE é um medicamento que visa a prevenção e o tratamento dessas condições que podem levar à trombose”, explica.

A trombose venosa é uma das principais causas de morte evitáveis do mundo: um a cada quatro pacientes morre em decorrência dessa complicação. Segundo o cirurgião vascular, com foco em trombose, hemostasia e doenças das artérias periféricas da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo, Dr. Eduardo Ramacciotti, estima-se que a incidência de tromboembolismo venoso no Brasil é de aproximadamente 1 milhão de casos por ano. Muitos deles acontecem em pacientes internados em hospitais, sendo multicausais, por motivos pessoais e ambientais, causas genéticas ou adquiridas.


“As causas mais importantes incluem internações prolongadas, cirurgias, câncer e alterações genéticas. Os sintomas mais frequentes da trombose venosa são dores e inchaço das extremidades, enquanto os sintomas da embolia pulmonar são falta de ar e dor no peito. Mas existem muitos casos assintomáticos”, afirma.


Diz-se que a morte por TEV é uma causa evitável porque é possível combatê-la com algumas medidas simples referentes ao estilo de vida, como não fumar, controlar o peso, se alimentar bem, fazer exercícios físicos e hidratação. “Em casos específicos, como pacientes internados de alto risco, fazemos uso de anticoagulantes, dispositivos de compressão intermitente e meias elásticas”, diz.

O VOLARE é um biossimilar que apresenta cinco diferentes dosagens e seis indicações de uso. Além do tratamento e prevenção da trombose venosa associada a cirurgias e doenças agudas, ele também atua no tratamento da angina instável e infarto do miocárdio, e como prevenção da formação de trombo na circulação extracorpórea durante a hemodiálise.

Os biossimilares são medicamentos biológicos desenvolvidos com base num medicamento de referência após expirar a patente. “Ele é desenvolvido mantendo a eficácia, segurança e qualidade do produto biológico já existente e já aprovado pelas agências regulatórias”, explica a Dra. Luisa.


Segundo ela, os medicamentos biológicos representam a maior fonte de inovação da indústria farmacêutica, trazendo soluções para inúmeras doenças, que antes não possuíam terapias eficazes. Porém, são medicamentos de alto custo, ficando difícil a sua incorporação ao sistema público de saúde e, consequentemente, acesso à maioria da população. Por isso, a importância dos medicamentos biossimilares, que tentam cada vez mais diminuir custos e aumentar a acessibilidade da população.

Fonte: https://snifbrasil.com.br/noticias.php?id=11509

Compartilhe: