“Chegamos em lugares em que a saúde pública não chegou”, diz líder de inovação da Raia Drogasil

A Vitat, lançada pela RD, funciona como uma plataforma de cuidados, bem-estar e prevenção de doenças

A Droga Raia e a Drogasil faziam parte do mesmo mercado de varejo: farmacêutico. Inclusive, até 2010 elas eram concorrentes, e competiam pela atenção e fidelização dos mesmos clientes, até que em 2011, ambas se uniram para criar uma rede única de varejo farmacêutico, e assim nasceu a Raia Drogasil. Juntas, elas possuem 11 Centros de Distribuição espalhados pelo Brasil.

O objetivo da fusão foi crescer para fora do eixo sul-sudeste e, para isso acontecer, também trouxeram um grande nome do mercado: Marcílio Pousada, ex-presidente da Saraiva e atual da RD.

“Dentro da RD temos como prioridade cuidar da saúde e do bem-estar das pessoas em todos os momentos da vida, e para isso precisamos colocá-lo sempre no centro do nosso negócio e entender qual é a necessidade e a expectativa dele ao entrar na farmácia”, comenta a líder de novos negócios da Raia Drogasil, Camila Araujo.

“Hoje olhamos para a farmácia e ainda temos essa visão de lugar que só vende medicamentos, mas começou uma movimentação, necessidade da população de se prevenir de futuras doenças, e procurar nas farmácias, vitaminas que ajudam na prevenção”, continua, a líder de inovação da Raia Drogasil, Marina Bove.

A RD é estruturada em três pilares: 1 – Nova farmácia, que são os espaços físicos das drogarias; 2 – Marketplace, onde são conectados todos os produtos vendidos na loja, tanto produzidos pelas farmácias quanto por parceiros, e 3 – plataforma de saúde.

Raia Drogasil e o lançamento da Vitat

“Hoje nós conseguimos chegar em lugares que a saúde pública não consegue. Então a Vitat nasceu com o objetivo de ajudar o Brasil a ser um lugar mais saudável”, comenta Marina.

A plataforma foi lançada em 2021 e a ideia de cria-la surgiu através de um colaborador: Bruno Pipponzi, ex-diretor de expansão da RD e atual CEO da Vitat. Ele decidiu tirar um ano sabático fora do Brasil para estudar mais sobre o setor da saúde e, após retornar criou a Vitat, que faz parte da RD.

A Vitat funciona como uma plataforma de cuidados, bem-estar e prevenção de doenças. Presente dentro das lojas físicas da RD, o foco da startup é realizar exames de forma prática e rápida, com preços que variam de acordo com cada exame, a empresa também possui um aplicativo, no qual o cliente pode baixar de forma gratuita, e ter acesso a programas também gratuitos.

Além disso, o app possui serviços como: nutricionistas, psicólogos, telemedicina, agendamento de exames, serviços farmacêuticos, entre outros, que os clientes podem contatar com preços que variam de acordo com cada especialidade.

A plataforma também possui um espaço dedicado a uma vida mais saudável e sustentável, onde são disponibilizados produtos que oferecem melhor qualidade de vida, incluindo linhas de marca própria da RD. Inclusive, para fortalecer ainda mais a Vitat, a Raia Drogasil adquiriu a Amplimed, sistema de gestão para médicos com objetivo de atuar como repositório de dados pessoais de pacientes e permitir a criação de um marketplace de serviços médicos, com agendamento de consultas.

Fonte: https://startupi.com.br/saude-publica/

Compartilhe: