Excelência e pioneirismo em genéricos

Teuto celebra 24 anos dessa importante classe de medicamentos no Brasil

Recentemente, o Dia Nacional do Medicamento Genérico foi comemorado, destacando a importância dele para o mercado farmacêutico. Em 1999, a Lei 9.787 autorizou a distribuição de medicamentos genéricos por qualquer empresa farmacêutica, desde que as patentes dos medicamentos de referência já estivessem expiradas. Essa decisão trouxe uma mudança significativa na configuração mercadológica e benefícios impactantes, sendo o principal deles o aspecto financeiro. Os genéricos chegam a ser até 90% mais baratos do que os medicamentos de referência, mantendo comprovadamente a mesma composição e eficácia.

O Laboratório Teuto, pioneiro no lançamento dos genéricos no Brasil, desempenhou um papel fundamental nessa transformação. Na primeira publicação de genéricos no Diário Oficial da União, em 2 de fevereiro de 2000, três dos seis genéricos contemplados eram da empresa. Duas décadas depois, o Teuto continua sendo um protagonista nesse segmento, registrando um crescimento constante. Segundo dados IQVIA, entre os 20 medicamentos mais prescritos no País, 15 podem ser encontrados na versão genérica.

A farmacêutica e supervisora de treinamentos do Laboratório Teuto, Magali Tamas, explica como os genéricos ganharam tanta conversão e conseguiram democratizar o acesso aos medicamentos. “Os genéricos impulsionaram o mercado farmacêutico. Não era apenas o ganho com o preço atrativo e o aumento do leque de medicamentos, mas o avanço tecnológico e geração de empregos teve um impacto social muito positivo”, afirma.

A confiança foi outro fator determinante para o sucesso da implementação dos genéricos no Brasil. Os consumidores puderam constatar a eficácia desses medicamentos. “A obrigatoriedade de comprovação de qualidade junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é a essência da Lei dos Genéricos, conferindo total confiança ao consumidor que busca produtos de alta qualidade. Ter segurança e confiança é crucial, e os genéricos, assim como o Teuto, são sinônimos disso”, complementa.

Fonte: https://sindusfarma.org.br/noticias/empresas-foco/exibir/20303-excelencia-e-pioneirismo-em-genericos-teuto-celebra-24-anos-dessa-importante-classe-de-medicamentos-no-brasil

Compartilhe: