Obesidade: nova injeção pode ser duas vezes melhor do que outros remédios

Novo medicamento ainda não tem nome, mas pode ser responsável por uma diminuição de peso corporal em quatro meses de uso

Pesquisadores da Alemanha e Dinamarca anunciaram o sucesso em estudos clínicos de mais uma injeção contra a obesidade. O remédio, que ainda não tem nome, pode ser responsável por uma perda de 9% do peso corporal em quatro meses – outros medicamentos semelhantes induzem uma queda de 5,4% no mesmo período.

O estudo testou o BI 456906, como é chamada a fórmula, em 400 pessoas com mais de 50 anos de idade que estão acima do peso ou obesas – os participantes tinham, em média, 97 kg no começo da pesquisa – e que foram diagnosticados com obesidade. Os indivíduos foram divididos em oito grupos: alguns receberam diferentes doses do novo remédio, um recebeu o Ozempic (medicamento já aprovado à base de semaglutida) e outra, um placebo.

Os pacientes que tomaram a maior dose do BI 456906 duas vezes por semana perderam, em média, 8,9 kg (9% do peso inicial) em quatro meses. Quantidades menores da fórmula tiveram resultados semelhantes aos do Ozempic.

remédio funciona de forma semelhante ao Ozempic, induzindo a produção de um hormônio que controla os níveis de açúcar no sangue e faz o indivíduo se sentir satisfeito mais rápido.

Apesar dos bons resultados, os pesquisadores alertam que 80% dos pacientes sentiram efeitos colaterais relacionados à digestão – 15,9% chegaram a abandonar o estudo por conta do problema. Quanto maior a dose e maior o tempo de administração, maior a quantidade de reações.

A sugestão dos cientistas é uma progressão da dose para que o corpo se acostume à fórmula e sofra menos com os efeitos adversos. Os resultados completos do estudo e mais detalhes sobre o BI 456906 serão apresentados no encontro internacional da Sociedade de Obesidade, que acontece na próxima semana, nos Estados Unidos.

Fonte:https://www.metropoles.com/saude/obesidade-nova-injecao-pode-ser-2-vezes-melhor-do-que-outros-remedios

Compartilhe: