Procura por testes rápidos da dengue nas farmácias aumentou 650% entre novembro e janeiro

Dados foram disponibilizadas pelas redes Raia e Drogasil, a pedido da CBN

A dengue já matou ao menos 12 pessoas neste ano, segundo o Ministério da Saúde. Há ainda outras 85 mortes em 2024 com suspeita de que a causa seja a doença. Mas o governo ainda aguarda confirmação.

A diretora da Raia e Drogasil Juliana Cervan aponta que a procura pela vacina acompanhou a alta de casos. A vacina custa cerca de R$ 350,00 por dose, já os testes rápidos são vendidos por R$ 40,00.

O Brasil é o primeiro país a oferecer a vacina contra a dengue na rede pública. Mas por enquanto, o imunizante no Sistema Único de Saúde (SUS) só está disponível para crianças e adolescente entre dez e 14 anos. E nesse primeiro momento, só 10% dos municípios foram contemplados no plano de vacinação, porque o número de imunizantes ainda é baixo.

Além da vacina, a principal prevenção para a dengue é evitar água parada, onde os mosquitos possam se proliferar.

Segundo o governo federal, o número de ocorrências de dengue saltou de 44 mil nas primeiras semanas de 2023 para 120 mil neste começo de ano.
Fonte: https://cbn.globo.com/saude/noticia/2024/01/29/procura-por-testes-rapidos-da-dengue-nas-farmacias-aumentou-650percent-entre-novembro-e-janeiro.ghtml?interno_origem=homecbn&interno_midia=menutematico&interno_campanha=home

Compartilhe: