Conexão Farma 2024 responde como otimizar ganhos e evitar perdas

Soluções estratégicas, que otimiza o lucro do varejo farmacêutico brasileiros puderam ser observadas durante o evento

No segundo dia do maior evento do segmento farmacêutico, o Conexão Farma, promovido e realizado pela Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan), palestrantes mostraram de que forma a tecnologia e soluções eficazes podem aprimorar ainda mais a operação das farmácias.

O CEO da SimTax, Jiovanni Coelho, esteve à frente da palestra Guia da Lucratividade: como implementar uma área de pricing na sua farmácia, na qual abordou, entre outros, sobre como calcular corretamente os impostos e utilizar benefícios fiscais como diferencial competitivo, especialmente para e-commerce; como manter a base de dados precisa, evitando o pagamento de impostos incorretos e formando preços de venda adequados. “Não confie apenas em sistemas. Você tem que validar sempre”, afirmou. 

Ponto de Venda: Perceptível, Preparado, Produtivo e Atrativo! foi o assunto da palestra da diretora de Marketing da Agos Consultoria, Luciana Motta. “As ofertas têm que ser estratégicas, bem expostas. O preço que estiver na prateleira tem que ser o mesmo do sistema”, garantiu.

A importância do e-commerce para o canal farma

O gerente de marketing do Laboratório Cristália, Paulo Careli, trouxe ao palco o caminho do bem-estar: do anti age ao well aging, o papel estratégico dos nutracêuticos e o diretor de BU Consumer Health da IQVIA, Ulysses Danté, falou sobre a farmácia além dos medicamentos: como ser competitivo em um mundo de gigantes, evidenciando o poder do comércio eletrônico no cenário atual.

“Se nós avaliarmos 2019, tudo que era e-commerce representava mais ou menos 3% do business farma. Hoje, representam 13,6% no acumulado de um ano. Se nós analisarmos 2024, teremos 15%. E os consumidores estão, cada vez mais, acessando o e-commerce, eles procuram preço e depois vão à farmácia, ou vão à farmácia, olham preço e fecham a compra no e-commerce”, contou Danté.

Por falar nisso, o e-commerce tem se consolidado como canal relevante para o varejo farmacêutico, depois do crescimento vigoroso durante a pandemia. O delivery de produtos oferecidos pelas farmácias se tornou parte do cotidiano e da rotina de grande parte dos brasileiros. As plataformas digitais oferecem comodidade e conveniência para o cliente e ampliam, consideravelmente, o mercado consumidor das farmácias, especialmente, das pequenas e médias redes e farmácias independentes, criando um novo canal de vendas.

O diretor do iFood, Murilo Massari, explicou no Conexão Farma 2024, o modelo do negócio da empresa voltado para o delivery de farmácias, uma análise do mercado atual, o potencial de crescimento, além de explicar e tirar dúvidas de como as farmácias, de todos os tamanhos, podem aderir à plataforma.

“Eu acho que a grande mensagem é o amadurecimento, a evolução e a expertise dos parceiros dentro do app que vão aprendendo cada vez mais como desenvolverem as suas estratégias”, disse.

Já a gerente de trade, Greice Souza; e a gerente de marketing da EMS, Thais Neri; compartilharam seus conhecimentos sobre a importância do colágeno tipo II para a saúde do seu cliente e da sua loja; ao passo que o consultor da Febrafar e coordenador IFEPEC, Valdomiro Rodrigues, versou sobre o comportamento do shopper de farmácias no Brasil de acordo com a Pesquisa IFEPEC.

Abrindo a última rodada de apresentações, o founder do E-commerce Brasil, Tiago Baeta, falou sobre a Transformação no atendimento farmacêutico: como a omnicanalidade e as plataformas digitais têm revolucionado o setor. A palestra fez uma abordagem sobre o impacto da tecnologia e da digitalização no setor farmacêutico, principais inovações e tendências que mudam a experiência do consumidor, que agora espera um atendimento mais integrado, personalizado e acessível, graças à conveniência oferecida pelas plataformas digitais. 

A sócio diretora, Cirleia Morato, e o fundador da Único Contato, Renato Diniz, abordaram Estratégia para vender mais pelo Whatsapp; a CEO da Mind Shopper, Alessandra Lima, falou sobre Geração Alpha: de influenciadores a decisores; e o COO da SaudaBe, Rodrigo Marsili, evidenciou sobre o comportamento da geração Z e o impacto que pode ter na categoria de saudáveis no canal farma.
Para finalizar, o visitante da feira, o coordenador farmacêutico, Rodrigo Raposo, comentou: “Eu venho todos os anos ao Conexão Farma, porque este é um evento muito importante para o networking e, especialmente, para acompanharmos as novidades e tendências do segmento”.

Compartilhe: