Este é caminho para aumentar ainda mais a lucratividade das farmácias
Cassiano Correr, CEO da Clinicarx, compartilhou conselhos de como aumentar a lucratividade da farmácia, transformando-a em um hub de saúde e implantando a prestação de serviços, durante o Conexão Farma 2023. “Este é um mercado em expansão e que veio para ficar. Hoje, temos um portfólio liberado de 27 tipos de vacinas para farmácia. Além de testes rápidos como Beta HCG, intolerância alimentar e gripe que também podem ser encaminhados para um laboratório parceiro, o que garante mais praticidade e velocidade no resultado”, comentou.
Ele também abordou um pouco mais sobre a teleconsulta. “O farmacêutico conduz a consulta presencial, o médico participa por telechamada e o paciente consente o atendimento, podendo fazer exames e vacinas ali mesmo.”
Mais do que converter, é crucial reter os consumidores, pensando nisso, Fátima Merlin, CEO da Conect Shopper, explicou como a fidelidade é o fruto da experiência de compra e também apresentou o lançamento do Guia de Atendimento ao Shopper de Medicamentos. “Existem três palavras chaves na venda de um produto, ele precisa ser acessível, visível e disponível, se você não atender esses requisitos, o shopper pode trocar facilmente sua loja. Hoje em dia, ninguém quer perder tempo, vemos aí a importância de um ambiente prático e resolutivo, em conjunto com um atendimento ágil, seguro, receptivo e que dê informações relevantes”, disse.
Trazendo um panorama sobre como fazer um mix perfeito entre medicamentos e não medicamentos, Paulo Paiva, VP do Close-Up Internacional, mostrou mais desses dois grupos que são chave no crescimento da farmácia. “Existe uma necessidade de criar espaço para não medicamentos dentro das farmácias independentes. Em nossas pesquisas, as fraldas infantis, emolientes e protetores e fórmulas pediátricas representam 39% da venda dessa área. Amplie o sortimento de sua drogaria e o distribua de uma forma mais assertiva; deixe produtos que são necessários, como a fralda, no fim da farmácia, para o cliente passar por toda a loja antes de levá-la. Na altura dos olhos, algo que precisa girar; nas prateleiras mais baixas, caixas grandes, pois algo pequeno vai passar despercebido; e no caixa, coisas menores”.
“Observe seus consumidores em cada dia da semana, conheça essas pessoas, use seu tempo e estude para montar um estoque mais certeiro. Faça um ranking dos produtos mais vendidos nos últimos meses, sempre oferecendo credibilidade, e por último, tente não comprar de outros varejos, você corre risco de você estar fortalecendo concorrentes”, alertou.