Como manter a motivação da equipe na farmácia

É imprescindível que o líder da farmácia estabeleça conexões e proximidade com seu time, interagindo com estes

Diante do novo ecossistema de negócios, independente se você possui uma ou duas lojas ou se faz parte de uma rede de farmácias, trilhar uma trajetória de busca e atingimento de resultados, requer construir e manter uma excelente equipe; para que possam ‘jogar’ juntos este jogo.

É imprescindível que o líder, o empreendedor, estabeleça conexões e proximidade com seu time, interagindo com estes, para que possa descobrir, ‘quais são seus motivos para agir’; haja visto, que no dia a dia, seja no balcão, no estoque, ou no caixa, cada qual possui crenças, valores, comportamentos e motivos diferentes para agir.

Diante das descobertas de ‘quais são estes motivos para agir’, é importante avaliar, se estão alinhados com o propósito do seu negócio, com aquilo que você e sua organização acreditam, bem como, com os valores que irão vivenciar e defender juntos.

Como estimular a equipe
Isto feito, agora é hora de estimular a equipe, proporcionando interação com um ambiente agradável e relações interpessoais alegres e vibrantes; de valorizar efetivamente através da meritocracia, aqueles que se destacam, seja pela excelência no atendimento, ou pela meta alcançada; ou outros indicadores que possam envolver todos os membros de sua equipe.

Esteja atento a gestos e boas práticas que conectam pessoas, tais como: desejar um ‘bom dia’ alegre e vibrante, elogiar em público, comemorar pequenas conquistas, celebrar fatos importantes como aniversário e nascimento dos filhos e estimular a busca do conhecimento. Acredite, isto muda comportamentos e atitudes.

Neste contexto, não podemos deixar de lado a importância de construir o comprometimento individual e coletivo, aproveitando o que cada qual tem de melhor; despertar que a equipe precisa ‘jogar afinada’, deixando de lado as diferenças individuais, colocando em primeiro plano que: ninguém é tão bom, quanto todos juntos.

Por fim, busque sempre desafios que pareçam possíveis, esteja pronto para reconhecer diferentes pontos de vista e mudar de opinião, esteja cercado dos melhores talentos, assuma responsabilidades, partindo para a ação com o mínimo necessário para gerar valor. Isso tudo, sem nem por um minuto, esquecer que os interesses dos seus clientes vêm sempre em primeiro lugar.

Fonte e foto: CEO & Founder do Instituto Brasileiro de Vendas & Varejo (IBVV), Marcelo Salum, com exclusividade para o portal Guia da Farmácia.

Guia da Farmácia

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