Febrafar atinge marca de 13 mil lojas

Federação fornece às redes associadas ferramentas estratégicas, treinamentos e suporte

A Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar) ultrapassou recentemente a marca de 13 mil farmácias em suas 61 redes associadas. Isso significa que a federação já representa cerca de 15% do varejo farmacêutico do País em número de lojas.

O modelo associativista da Federação fornece às redes associadas ferramentas estratégicas, treinamentos e suporte, ajudando no crescimento e a prosperidade nos negócios.

Outros números que impressionam são em relação ao faturamento, que fechou o primeiro semestre em 21,86 bilhões de reais (em um recorte dos últimos doze meses). Isso representa um crescimento de 16,8% em comparação ao período anterior.

Nosso foco é cada vez mais a inovação e a digitalização das farmácias. O mercado está em constante mudança e isso não é uma novidade. Percebe-se o empoderamento dos clientes cada vez maior. Para lidar com esse novo comportamento a Febrafar vem se aperfeiçoando constantemente”, explica, então, o presidente da Febrafar, Edison Tamascia.

De acordo com o executivo, a união das redes possibilita implantar novas ferramentas, inovação e investimentos e isso contribui para que essas e outras marcas sejam atingidas.

“Quando a força do coletivo se apresenta, não existe desafio que não possa ser superado, não existe problema que não possa ser resolvido, não existe caminho que não possa ser trilhado e não existe sonho que não possa ser sonhado”, avalia Tamascia, que explica que sozinhas seria quase impossível que as redes tivessem todas as ferramentas e serviços disponibilizados.

Algumas dessas ferramentas e serviços 

 

E-Delivery: ecossistema digital que chegou para evoluir e impulsionar as vendas e entregas da sua farmácia, colaborando para a digitalização do seu negócio e te levando para mais perto dos seus clientes.

Orion: ecossistema que reúne as principais soluções da Febrafar em um único lugar.

Foi criado com o objetivo de trazer agilidade para o dia a dia de redes e lojas associadas, que passam a utilizar apenas um login para acesso, e torna a experiência dos usuários mais prática e intuitiva.

PEC: Programa de Estratégias Competitivas. Tem como objetivo principal criar o maior e melhor Programa de Fidelidade do varejo farmacêutico do Brasil por meio do conceito de imagem de preço baixo.

PAI: Painel de Aferição de Indicadores. É um processo de benchmarking que busca a melhoria de indicadores de desempenho a partir de um parâmetro de referência.

A loja tem a possibilidade de comparar-se com ela mesma; grupo da mesma faixa de faturamento, e comunidade Febrafar.

BIT: Business Intelligence Tools. É o departamento de inteligência de mercado da Febrafar. Este conceito consiste em procurar, analisar e realizar a aplicação de muitos dados, norteando a tomada de decisões estratégicas.

IFEPEC: Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Corporativa. Dá suporte à estratégia de fomento da Febrafar junto às redes associativistas e suas respectivas farmácias por meio de pesquisas quantitativas e qualitativas e difusão do conhecimento através de cursos e treinamentos.

ACODE: Acompanhamento Corporativo de Demanda. Solução que integra os dados das farmácias associadas às redes pertencentes à Febrafar, incluindo todas as categorias de produtos, possibilitando uma análise segura da performance no varejo associativista.

SIC: Sistema Integrado de Compras. Foi desenvolvido com o objetivo principal de proporcionar às redes associadas a centralização de compras por meio de negociações conjuntas com as distribuidoras e indústrias cadastradas.

Compra Centralizada: tem como propósito melhorar a compra feita pelas lojas que não são visitadas pela indústria. Assim, a Febrafar negocia a OL com o laboratório para essas lojas e, posteriormente, as redes negociam alguns adicionais como descontos e prazos.

MCC: faz o cruzamento de preços ofertados às farmácias e analisa se as ofertas disponibilizadas pela indústria são realmente vantajosas, proporcionando opções de compras mais assertivas.

Gerenciamento de Categorias de MIP: visa o desconfinamento de medicamentos isentos de prescrição com exposição inteligente. O objetivo é fazer com que a loja venda mais, já que possibilita uma melhor navegação do cliente entre as categorias, estimulando o aumento da cesta de compra.

Bússola: um dashboard com o objetivo de auxiliar as lojas a melhorarem seu portfólio. Com o Bússola, o lojista descobre quais produtos proporcionam uma maior oportunidade na região de atuação da farmácia (BRICK), possibilitando avaliar melhor os produtos que serão oferecidos.

Trade Marketing: processo de venda e otimização de espaços físicos da loja. Serve para aumentar a rentabilidade da loja através da venda de espaços físicos e impulsionar a venda de determinados produtos com exposição no ponto extra.

PBM: Programa de Apoio ao Paciente é o PBM da Febrafar. Ele oferece descontos exclusivos para o cliente e aumenta a lucratividade das farmácias. A solução inclui o acesso ao Painel de PBM no ORION, que busca promover uma melhor experiência no balcão e permite que o lojista consulte os produtos de PBM disponíveis no mercado, as regras de desconto e efetue o cadastro dos clientes no programa.
Fonte: https://guiadafarmacia.com.br/febrafar-atinge-marca-de-13-mil-lojas/

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