Wama cria programa para desenvolver serviços clínicos nas farmácias

As farmácias terão à disposição um completo programa de inteligência de negócios, análise e compartilhamento de informações

Especializada na produção de kits e reagentes para testes laboratoriais, a Wama Diagnóstica anuncia um programa inédito para desenvolver serviços clínicos nas farmácias brasileiras. E logo no primeiro mês de operações, mais de cinco mil pontos de venda (PDVs) já deverão aderir ao Wama Clinic.

A iniciativa está alinhada com o objetivo da companhia de pulverizar negócios junto ao canal privado. Hoje, seus principais clientes são hospitais, clínicas de diagnóstico e a rede pública. “Queremos ser o principal parceiro estratégico do setor na sua jornada para se consolidar como um hub de saúde e atenção primária”, enfatiza o CEO da empresa, Felipe Maricondi.

O Wama Clinic conjuga gestão de negócios com suporte especializado, análise de dados, protocolos clínicos e laudagem, além de treinamentos tanto para gestores como para farmacêuticos. Para a concepção do projeto, a empresa recrutou a enter/Varejo, consultoria atuante nas áreas comercial, de trade marketing e Gerenciamento por Categorias (GC).

“As farmácias terão à disposição um completo programa de inteligência de negócios, análise e compartilhamento de informações, que respaldarão a tomada de decisões e o monitoramento de resultados dos serviços clínicos”, ressalta  o CEO da enter/Varejo, Paulo Gomes.

Quatro grandes redes do varejo farmacêutico já definiram a adesão ao Wama Clinic e outras oito estão em negociações avançadas, assim como 19 empresas ligadas ao associativismo. A meta é estar presente em 100% das redes que integram a Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) e a Aliança Estratégica de Negócios (Assifarma), além de boa parte das farmácias associativistas vinculadas à Associação Brasileira das Redes Associativistas de Farmácias e Drogarias (Abrafad) e Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar). “Mas entendemos que qualquer um dos quase 90 mil PDVs existentes no País são contratantes potenciais do Wama Clinic”, acredita Gomes. A empresa também fechou contrato com quatro distribuidoras regionais vinculadas à Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan).

Análise e estruturação dos serviços clínicos nas farmácias

O programa foi projetado em seis módulos sequenciais. O primeiro deles é voltado à inteligência de negócios, com foco na análise do modelo de gestão da farmácia e de seus concorrentes, a partir de indicadores e estudos customizados que serão concedidos pela IQVIA. A segunda etapa consiste em uma radiografia dos serviços clínicos no Brasil e em outros mercados.

Já no terceiro módulo, as farmácias poderão ter uma avaliação mais minuciosa sobre o sortimento, a estrutura física e as exigências legais e regulatórias necessárias para estrear ou alavancar a operação de serviços clínicos. A quarta fase envolve a plataforma Clinicarx, que apoia o varejista com organização de processos e atendimento.

Em seguida, os gestores receberão orientações para identificar o perfil do shopper e a jornada de compra do paciente. Por fim, será promovido um curso com 16 aulas práticas, de até dez minutos cada, com professores da Retail Farma Brasil. “Os serviços tendem a se tornar uma nova categoria estratégica para o varejo, a exemplo do que aconteceu com os dermocosméticos. E vamos empoderar líderes e farmacêuticos para que o setor alcance um novo patamar no relacionamento com seus clientes”, prevê Maricondi.

Fonte:https://panoramafarmaceutico.com.br/wama-servicos-clinicos-nas-farmacias/

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