Maior evento do setor farmacêutico reúne líderes e especialistas para impulsionar avanços e negócios na cadeia. São esperados mais de 25 mil visitantes, que poderão acompanhar 44 horas de conteúdo exclusivo

Março de 2024 – O Conexão Farma, maior evento do setor farmacêutico do Brasil, promovido e realizado pela Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan), começou ontem (12/3), no Expo Center Norte, em São Paulo (SP), com mais de 170 expositores e deve reunir, até a próxima quinta-feira (14/3), mais de 25 mil visitantes. Totalmente gratuito ao público, o evento oferece mais de 44 horas de conteúdo exclusivo, além de networking e oportunidades de negócios.

Na cerimônia de abertura do Conexão Farma 2024, o presidente da Abradilan, Juliano Cunha Vinhal, enfatizou o compromisso da entidade em realizar a maior e melhor feira até então, com foco em inovação e conteúdo exclusivo para todos os segmentos da cadeia farmacêutica.

“Nossa missão é apoiar o crescimento dos distribuidores como elo vital entre a indústria e o varejo, impulsionando o desenvolvimento do setor. O Conexão Farma é um evento de destaque no segmento farmacêutico, em que nossos distribuidores desempenham o papel crucial como anfitriões. Acreditamos no poder da colaboração entre indústria, distribuição e varejo para transformarmos o mercado e promover e desenvolver, sustentavelmente, nossos negócios”, disse Vinhal.

O Conexão Farma já é um marco no calendário do varejo farmacêutico, um momento do mercado se reunir e discutir os avanços do setor, fazer networking, apresentar lançamentos e, logicamente, fazer muitos negócios. “Sabemos que muitas conversas são iniciadas no evento, mas só se concretizarão nos meses seguintes, pois envolvem ações específicas de trade, mas o momento do mercado faz com que as maiores negociações, de fato, aconteçam ali, pela data se aproximar a da alta dos preços dos medicamentos”, destacou ainda o executivo.

O palestrante do primeiro dia do Conexão Aberta, realizado na grande plenária do evento, foi o fundador e CEO da Gerando Falcões, uma Organização Não Governamental (ONG), que atende moradores de periferias e favelas, Edu Lyra. Reconhecido por seu impacto social, Lyra discorreu sobre o tema “Não importa de onde se vem, mas para onde se vai”.

Pautas de alta relevância ao varejo farmacêutico

O evento apresenta quatro arenas de conteúdo: Varejo em Foco, organizada pelo Guia da Farmácia; Farma Trends, coordenada pela Mind Shopper; Gestão 360º, liderada pela In360º; e Conecta Farma, promovida pela própria Abradilan. A inclusão da Conecta Farma como uma nova arena nesta edição visa oferecer aos participantes acesso a mais conteúdo e oportunidades, especialmente para os varejistas interessados em se profissionalizar.

A diretora de marketing na Publifarma, Jaqueline Lourenço, foi uma das convidadas da arena Varejo em Foco. Com o tema Experiência de compras na farmácia: os segredos para se destacar da concorrência. “Quando pensamos em experiência do consumidor temos que olhar para a jornada completa, analisando-o como shopper, cliente e até mesmo como amigo. A experiência transcende a venda, pois ela permite a fidelidade”, explica ela.

O cofundador da In360º, Olegário Araújo, diz que a Arena Gestão 360º foi idealizada para escolher um tema e o abordá-lo com a maior abrangência possível, mas de uma forma prática e que seja útil para os empresários e executivos do canal farma. Para este ano o foco é “como vender mais e melhor, ou seja, com rentabilidade”. Araújo conduziu o tema Fazendo a eficiência acontecer: trabalho em equipe, diálogos orientados por dados e disciplina, que contou, além dele, com participações do diretor-executivo da Minas Brasil, Leandro Ivan Guedes, e da especialista em RH, Laura Serafim.

“A gente tem que reinventar os negócios com tantas mudanças no mercado. Já reinventamos bastante com a pandemia, que foi disruptiva do ponto de vista de gestão. E a gente tem que ter nesse cenário extremamente competitivo, reinventar o negócio e aumentar a produtividade”, sentenciou Araújo.

Farma Trends

A arena Farma Trends aborda diversas vertentes e tendências relevantes para o varejo farmacêutico, com foco em proporcionar práticas de execução eficazes. No primeiro dia do evento, foram apresentadas diversas palestras sobre temas, como CRM, neurociência aplicada à jornada de compras e estratégias de comunicação na gôndola.

No primeiro dia de Farma Trends, no Conexão Farma, houve as apresentações do BI Manager LATAM na DSM, Rafael Andrade, sobre CRM como estratégia de fidelização; do CEO da NENC, Airton Rodrigues, que abordou a Neurociência aplicada à jornada de compras; e da CEO da Mind Shopper, Alessandra Lima, que trouxe as palestras Mapa de Calor da farmácia: Layout que vende! e Comunicação na gôndola – como vender mais através dos materiais de ponto de venda.

“Para fidelizar o cliente a gente cai numa armadilha de só olhar volume-dinheiro. É claro que isso é importante, porque toda empresa vive de nota fiscal, mas ele pode levar você para um cenário de oportunidade, que é muito mais de faturamento e de volume de crescimento do que propriamente uma acuracidade de fato”, contou Andrade.

A diretora-executiva da Stanley, Michelle Tsufa da Costa, apresentou o tema Explorando novas categorias no canal farma para melhor experiência do consumidor; o Head de Serviços Saúde da ClínicaRX, Jauri Siqueira, conduziu a palestra Uma nova era para farmácias: como rentabilizar os serviços farmacêuticos no ponto de venda; e a presidente do Instituto Mulheres do Varejo, Sandra Takata, e a especialista em Varejo Silvia Osso, abordaram O ser humano no centro: Diversidade, Equidade e Inclusão para inovar e permanecer relevante.

“É preciso fazer a inclusão de todos com equidade e criar novas oportunidades, colocando as pessoas no centro do negócio. Quanto mais você aceitar a diversidade e trouxer o pessoal para dentro do teu time, melhores serão seus resultados, e as coisas vão funcionar”, garante Silvia.

Wellness Hub

O Conexão Farma 2024 tem como novidade um Wellness Hub, espaço que concentra marcas voltadas para o bem-estar e que querem ampliar sua atuação no canal farma. Entre elas: alimentos, bebidas, suplementação e serviços. Segundo o co-founder da SaudaBe Group, empresa que faz a curadoria de conteúdo e também é responsável pelo Wellness Hub, Rodrigo Marsilli, trata-se de uma grande inovação para o maior evento do mercado farmacêutico, e o que é mais importante: tem a capacidade de gerar uma grande visibilidade para as marcas; e uma oportunidade única de conhecer categorias ainda pouco trabalhadas no canal, para os visitantes.

Marsilli esteve à frente da palestra Conhecendo as oportunidades do mercado wellness no canal farma. “Além do espaço para diversas empresas que já conversam com esse segmento, estamos com três palestras temáticas e dois podcasts. Estamos com oito marcas no evento, o que já significa uma ótima aderência, mas nosso objetivo é expandir para os próximos anos”, afirmou.

Falando sobre Serviços farmacêuticos: as oportunidades que surgem com a atualização das resoluções da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), esteve o presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP), Marcelo Polacow. “Existem estudos que mostram que a população procura assistência médica, na maioria, uma vez ao ano, ao passo que procura uma farmácia duas vezes ao mês. Em qualquer lugar, quando se tem um problema de saúde, a população procura primeiro a farmácia”.

O primeiro dia de Conexão Farma teve ainda apresentações do diretor do Instituto Bula, Cadri Awad, abordando A revolução que irá transformar a sua farmácia – As ações implacáveis para crescer com lucro; do diretor de BU da IQVIA, Alexandre Santos, mostrando os Desafios e oportunidades na gestão de estoques do mercado farmacêutico; do executivo de Marketing da Farma Ponte, Ricardo Silveira, tratando o Marketing digital no varejo farmacêutico: como fazer?

O consultor Gilson Coelho trouxe para o debate a Alta produtividade por funcionário; e os sócios da Marpa Gestão Tributária, Eduardo Bitello e Michael Soares, falaram sobre oportunidades e benefícios fiscais no setor farmacêutico.

A visitante do evento, especialista da farma, Natanny Swerts, esteve no Conexão Farma pelo segundo ano consecutivo e afirma que o networking proporcionado é fantástico. “Você vê que está todo mundo no mesmo propósito, que é levar para a ponta inovação, produtos, atendimento, qualidade de vida e melhores condições. Estar aqui é uma oportunidade de expansão, de mente, de profissionalismo, no pessoal. Sensacional”, falou ela.

O Conexão Farma 2024 acontece até 14 de março, das 14h00 às 21h00, no Expo Center Norte, na capital paulista. 

___________

SOBRE A ABRADILAN 

Constituída em 1998, a Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan) é formada por empresas distribuidoras de medicamentos, produtos para a saúde, artigos de higiene pessoal e cosméticos no mercado. Com cerca de 160 empresas associadas, tem como missão contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento do mercado e de seus membros, promovendo a melhoria contínua e eficaz de seus serviços.

___________

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Lígia Favoretto Comunicação & Assessoria

ligia@ligiafavoretto.com.br

(11) 99150-2552

Compartilhe: