O segundo dia da Conexão Farma 2023 teve recorde de público, muito networking e conhecimento

Zica Assis, empreendedora há 30 anos na área da beleza, emocionou a todos com sua trajetória de superação e muito sucesso.  Nas arenas, aconteceram onze apresentações de profissionais trazendo cases e inspirações

Março 2023 – Com novos temas e novas oportunidades de negócios, o segundo dia (15/03) do Conexão Farma 2023, evento promovido pela Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan), foi um sucesso. Com foco em dividir o conhecimento para multiplicar forças, foram 11 palestras e 140 estandes levando lançamentos de produtos, serviços, ideias de layouts e categorias mais rentáveis para o setor. Um dos resultados dessa conectividade de ideias foram insights de melhores experiências para os clientes por meio do desenvolvimento de pessoas e união do mercado neste grande encontro.

Zica Assis, empreendedora da área da beleza há mais de 30 anos com o Instituto Beleza Natural, contou sua trajetória na Plenária Cantareira, mostrando que é possível se reinventar, transformando situações adversas em ingredientes para o crescimento e sucesso profissional.

A empresária relatou sua história emocionante. “Para ser aceita em um trabalho de babá, tive de cortar meu cabelo e alisá-lo. Depois de muitos anos sendo diarista, me apaixonei pela profissão cabeleireira, mas só existiam produtos de alisamento, que mudavam a originalidade dos meus fios.”

Foram dez anos até que Zica conseguisse chegar em uma fórmula que valorizasse os cachos, o processo passou por testes caseiros, o auxílio de uma química, e ao final, o registro de sua marca. “Em 1993, abri meu salão e desde daquela época, sempre prezei por proporcionar um atendimento especial, abraçar um nicho esquecido do mercado, benéfico, não mudando a singularidade das minhas clientes”, revelou.

E-CatMan: uma nova realidade

Com um bate-papo fluido e repleto de informação, Alessandra Lima, Patrícia Austregesilo, Márcio Fontes, Flávia Ono e Ubijara Ribeiro somaram forças para falar sobre a era do E-CatMan e onde estão as reais oportunidades das farmácias. “Depois da pandemia, o shopper não fica somente na farmácia, ele foi para o digital, o mobile representou 63% das compras em 2022. Não é o mais inteligente que vai vencer, é o mais flexível”, citou Alessandra.

Migrar para o digital pode parecer desafiador, mas além de lembrar das diferenças é preciso analisar as diversas semelhanças que existem entre o CatMan e o E-CatMan. “É fundamental se basear em dados que você já tem, comece pelo básico, uma base de produtos segmentados e que faça sentido, boa navegabilidade, exposição e atenção aos atributos dos produtos, como foto e descrição, e por último, frete, preço e prazo. Estamos falando de experiência, use a criatividade e coloque em práticas coisas simples que você já possui”, completaram. 

Varejo em foco: destaca as farmácias como hubs de saúde 

A Arena Varejo em Foco foi pensada na necessidade de transformação e inovação do negócio, e para levar novas perspectivas estratégicas, Cassiano Correr, CEO da Clinicarx, compartilhou conselhos de como aumentar a lucratividade da farmácia, transformando-a em um hub de saúde e implantando a prestação de serviços. “Este é um mercado em expansão e que veio para ficar. Hoje, temos um portfólio liberado de 27 tipos de vacinas para farmácia. Além de testes rápidos como Beta HCG, intolerância alimentar e gripe que também podem ser encaminhados para um laboratório parceiro, o que garante mais praticidade e velocidade no resultado”, comentou.

Ele também abordou um pouco mais sobre a teleconsulta. “O farmacêutico conduz a consulta presencial, o médico participa por telechamada e o paciente consente o atendimento, podendo fazer exames e vacinas ali mesmo.” 

Mais do que converter, é crucial reter os consumidores, pensando nisso, Fátima Merlin, CEO da Conect Shopper, explicou como a fidelidade é o fruto da experiência de compra e também apresentou o lançamento do Guia de Atendimento ao Shopper de Medicamentos.  “Existem três palavras chaves na venda de um produto, ele precisa ser acessível, visível e disponível, se você não atender esses requisitos, o shopper pode trocar facilmente sua loja. Hoje em dia, ninguém quer perder tempo, vemos aí a importância de um ambiente prático e resolutivo, em conjunto com um atendimento ágil, seguro, receptivo e que dê informações relevantes”, disse.

Trazendo um panorama sobre como fazer um mix perfeito entre medicamentos e não medicamentos, Paulo Paiva, VP do Close-Up Internacional, mostrou mais desses dois grupos que são chave no crescimento da farmácia. “Existe uma necessidade de criar espaço para não medicamentos dentro das farmácias independentes. Em nossas pesquisas, as fraldas infantis, emolientes e protetores e fórmulas pediátricas representam 39% da venda dessa área. Amplie o sortimento de sua drogaria e o distribua de uma forma mais assertiva; deixe produtos que são necessários, como a fralda, no fim da farmácia, para o cliente passar por toda a loja antes de levá-la. Na altura dos olhos, algo que precisa girar; nas prateleiras mais baixas, caixas grandes, pois algo pequeno vai passar despercebido; e no caixa, coisas menores”.

“Observe seus consumidores em cada dia da semana, conheça essas pessoas, use seu tempo e estude para montar um estoque mais certeiro. Faça um ranking dos produtos mais vendidos nos últimos meses, sempre oferecendo credibilidade, e por último, tente não comprar de outros varejos, você corre risco de você estar fortalecendo concorrentes”, alertou.

Arena Gestão 360º: pessoas no centro

É de extrema importância ter uma visão da loja de ponta a ponta e perceber que existem diversos elementos que impactam na imagem e na rentabilidade dela. Na Arena Gestão 360º, Luciana Motta, especialista em marketing no varejo, trouxe a visão de que a promoção vai muito além do preço, pois tem como objetivo promover um produto, “Estabeleça seus objetivos, a ação promocional pode ser feita para o fortalecimento da marca, produtos com estoque alto, com avarias, serviços, lançamentos, aumentar o fluxo da loja e o tíquete médio.”

É preciso comunicar além do preço e pensar em tudo. “Marca, valores, características do produto, benefícios e resultados na utilização. Existem diversos canais de mídia indoor (PDV), TV e rádio, ilhas na loja e vitrine decorada, display no checkout ou balcão, assim como no digital: e-mail marketing, e-commerce, canais de streaming, podcast, lives e redes sociais. Com base em nossas pesquisas, o Instagram é a plataforma de mídia social mais usada para pesquisar marcas”, relatou.

Para finalizar, ela deu quatro insights para aplicar em farmácias. “Tenha acolhimento, excelência no atendimento, digitalize o seu físico utilizando peças digitais por meio das mídias sociais, utilize sua base de dados com eficácia e aposte em micro influenciadores locais”.

Fernando Gibotti, CEO da Bnex, apontou como é possível utilizar a ciência do consumo para a definição precisa de onde implantar uma farmácia. “Estudos apontam que a participação do público 60+ aumentou em 28%, a sociedade está com maior expectativa de vida, são mais mulheres do que idosos e em contrapartida, as famílias estão diminuindo de tamanho”.

Além disso, o mercado de medicamentos para pet cresce mais a cada dia, em 2021, essas vendas aumentaram mais de 11%. “Uma tendência para 2030 é que os domicílios terão em média três pets, muitas vezes, terão mais animais do que pessoas na casa. Hoje em dia, os principais pets são cães, aves, gatos e peixes, nesta ordem, e daqui a quase dez anos, os peixes podem alcançar o segundo lugar, isso devido a vida corrida, e a não necessidade de passeio e muitos cuidados”, finalizou alertando que compreender e estudar essa área, é uma variável bem relevante. 

Em sua fala, Fernando disse que o varejo local é muito promissor. “Um exemplo são condomínios com academia, minimercados, lavanderias e outros comércios, elas querem comodidade, conveniência e conforto, por isso, aproveite as oportunidades”, expôs.

Silvia Osso, consultora especializada em varejo farmacêutico e Pedro Dias, diretor de inovação do Grupo NC, falaram sobre os 6 Ps Marketing e como fazer sua empresa vender mais pelas pessoas. “É indispensável ressignificar o encantamento do consumidor, ouvir os colaboradores, fazer boas parcerias e ouvir os clientes, tudo isso resulta em retenção de audiência”, disse Silvia.

“Nós temos reuniões semanais, sempre estratégicas, lembre-se, não existe time forte com liderança fraca. Nós sempre trabalhamos com objetivos, seja trazer novos leads, produzir conteúdo, ou ser lembrado. Para isso, defina pessoas dentro da equipe para cada meta, estipulando um prazo de entrega”, finalizou Dias.

Arena Farma Trends: explorando segmentos

A Arena Farma Trends veio com o propósito de trazer temas atuais e que principalmente, possam ter um plano de ação executável, considerando sempre os pequenos e médios varejistas. Não tem como negar que a transformação digital está acontecendo, e o Dr. Ricardo Couto Moraes, representando a Afya, demonstrou como isso gera impactos na indústria farmacêutica. “A inteligência artificial (IA)não vai substituir o ser humano no empreendedorismo, mas em atividades mecânicas sim. Hoje em dia, ela é capaz de criar um fenótipo digital profundo, como um gêmeo digital, proporcionando uma medicina mais personalizada”, apresentou. Dessa forma, é possível conhecer ainda mais o paciente. “Quanto mais dados conseguimos uma medicina mais preventiva, real e diferenciada”, completou.

O diretor de desenvolvimento de Skincare e maquiagem Da L’Oréal, Ubirajara Ribeiro falou junto ao Luan Oliveira sobre a evolução da beleza nos cuidados com a pele e como eles podem alavancar a rentabilidade das lojas. “Há uma busca incessante em colocar novos produtos à venda, mas ao mesmo tempo, um desafio, pois diversos produtos comunicando coisas parecidas, geram uma certa confusão. Essa é uma categoria que somente 8% das pessoas interagem com ela, então, é necessário ter algo educacional, ensinar o consumidor, muitas marcas utilizam as palavras ‘limpa, hidrata e protege’, para que eles entendam a função de cada produto”, relatou.

Explorar os segmentos conforme o local que você está é uma oportunidade de realizar ações, Ribeiro deu um exemplo certeiro, aproveitando a interação do público da feira, que veio de diversos estados do Brasil. “Observe o clima e os tipos de pele, no Sul, faça ativações que valorizem a hidratação e melhorem a pele seca. No nordeste, invista em ações para o controle de oleosidade, dando destaque para produtos com essa proposta”, o diretor terminou revelando que um dos segredos da marca no último ano foi fazer poucos lançamentos em grandes apostas. 

Finalizando o ciclo de apresentações, Rafael Andrade, gerente trade marketing LATAM teve como tema central de sua palestra formas de facilitar a jornada e fidelizar o cliente no varejo digital. “É essencial pensar na pré-compra, compra e pós, pois uma preferência nas interações digitais, é o ato de cotar e recomprar. O canal mais utilizado para obter suporte é o WhatsApp”.

O gerente também compartilhou plataformas que ajudam a conectar pequenos produtores e os varejistas. “Para geração de leads, Orbia e Agrofy; Marketplace e serviços, E-agro, Orbia e Agrofy; E-commerce, InstaAgro, Magalu, SuperCampo e Mercado Livre, e por fim, para cooperativas e varejos, o Super Campo e Shopping rural”, mencionou.

Pela feira

Com espaços extremamente atrativos para os visitantes, as empresas investiram em estandes com ambientes aconchegantes, produtos expostos, personagens animados, simuladores e brindes. Além disso, salas de reuniões foram projetadas para incentivar uma das vantagens mais desejadas da feira, o networking. Com o objetivo de incentivar parcerias estratégicas, uma a Rua do Associativismo foi criada para apresentar este modelo de negócio aos visitantes.

A SimTax oferece um serviço de inteligência que provê informações sobre negociação e pricing, facilitando o entendimento de algumas tributações que podem ser complexas. “Nós já possuíamos os simuladores comerciais, e a grande novidade são os simuladores de lançamento, que demonstram toda política comercial para medicamentos, chamado Medic Performance, e para cosméticos e suplementos, temos o Power Performance. Ambos calculam os impostos, tributos e são capazes de fazer toda a polícia comercial em apenas um minuto”, explicaram Leonardo Souza e Arthur Makoto, colaboradores da empresa.

Trazendo inteligência em layout de farmácia, a Atmosfera Mobiliário coleta dados da região em que a loja será implantada e é capaz de saber o público-alvo e o que ele mais consome. “Nós trabalhamos com mobiliários assertivos, com eles, os produtos se vendem mais facilmente. Em nossos projetos, sempre utilizamos a realidade aumentada para que o cliente veja toda a planta do local antes dele ficar pronto”, comentou Joyce Santos, diretora da marca. “É muito motivador estar aqui porque não tínhamos a percepção dessa carência da ciência de dados, está sendo muito importante estar presente no meio de empresários”, citou.

A organização das marcas para o evento é fundamental, e Cristiane Melo, gerente de trade da Eurofarma, relatou que a empresa sempre se alinha para estar presente na Conexão Farma. “Adquirimos uma linha de beleza, trazendo novidades para os nossos clientes. Já estamos com a Abradilan há mais de dez anos e esses três dias são fundamentais para criarmos um relacionamento ainda mais profundo com todos os parceiros”, comunicou.

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SOBRE A ABRADILAN

Constituída em 1998, a Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan) é formada por empresas distribuidoras de medicamentos, produtos para a saúde, artigos de higiene pessoal e cosméticos no mercado. Com cerca de 160 empresas associadas, tem como missão contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento do mercado e de seus membros, promovendo a melhoria contínua e eficaz de seus serviços.

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ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ABRADILAN

Lígia Favoretto

ligia@ligiafavoretto.com.br – Tel. (11) 99150-2552

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