O medicamento irá ser disponibilizado, neste primeiro momento, em farmácias e hospitais da rede privada
A aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aconteceu há meses e agora os medicamentos antivirais, em pílulas, contra Covid-19 finalmente chegarão ao Brasil. A previsão está para as próximas semanas.
O Ministério da Saúde informou ao GLOBO que assinou o contrato para compra de tratamentos Paxlovid, da Pfizer, e que as primeiras remessas devem desembarcar no País em breve.
O Ministério não fala em quantidade, mas médicos falam na possibilidade que sejam 100 mil tratamentos, nesse primeiro acordo. A Pfizer, por sua vez, não dá datas e diz que a previsão de chegada é “em breve”.
Outro antiviral
A farmacêutica MSD, responsável pelo Molnupiravir — outro antiviral — não recebeu o aval para entrar no Sistema Único de Saúde (SUS). Em razão disso, deve chegar ao País, neste primeiro momento, de outra forma: a oferta para iniciativa privada, em farmácias, hospitais e clínicas.
“Os primeiros tratamentos devem chegar ao Brasil na primeira quinzena de outubro. Entendemos que há uma população desassistida, porque ainda não há tratamento antiviral disponível, (portanto) queremos trazer para o mercado privado. O uso emergencial não é restrito a hospitais, a intenção é colocar em farmácias também”, afirmou ao GLOBO o diretor de negócios da MSD, Mário Ferrari.
A Anvisa, que concedeu autorização de uso emergencial ao medicamento informou por meio de nota que “a autorização de uso emergencial pela Anvisa para medicamentos no âmbito da Covid-19 é feita preferencialmente para o uso em programas públicos. No entanto, não há restrição para o uso destes medicamentos pela rede privada”.
Fonte: https://www.meionorte.com/coronavirus/pilulas-anti-covid-chegam-ao-brasil-no-mes-de-outubro-456294