Conexão Farma promove pautas de alta relevância ao varejo farmacêutico

No primeiro dia do evento, temas de importância para a gestão dos negócios estiveram presentes, como experiência de compra, como se diferenciar entre a concorrência e outros

O Conexão Farma 2024 apresenta quatro arenas de conteúdo: Varejo em Foco, organizada pelo Guia da Farmácia; Farma Trends, coordenada pela Mind Shopper; Gestão 360º, liderada pela In360º; e Conecta Farma, promovida pela própria Abradilan. A inclusão da Conecta Farma como uma nova arena nesta edição visa oferecer aos participantes acesso a mais conteúdo e oportunidades, especialmente para os varejistas interessados em se profissionalizar.

A diretora de marketing na Publifarma, Jaqueline Lourenço, foi uma das convidadas da arena Varejo em Foco. Com o tema Experiência de compras na farmácia: os segredos para se destacar da concorrência. “Quando pensamos em experiência do consumidor temos que olhar para a jornada completa, analisando-o como shopper, cliente e até mesmo como amigo. A experiência transcende a venda, pois ela permite a fidelidade”, explica ela.

O cofundador da In360º, Olegário Araújo, diz que a Arena Gestão 360º foi idealizada para escolher um tema e o abordá-lo com a maior abrangência possível, mas de uma forma prática e que seja útil para os empresários e executivos do canal farma. Para este ano o foco é “como vender mais e melhor, ou seja, com rentabilidade”. Araújo conduziu o tema Fazendo a eficiência acontecer: trabalho em equipe, diálogos orientados por dados e disciplina, que contou, além dele, com participações do diretor-executivo da Minas Brasil, Leandro Ivan Guedes, e da especialista em RH, Laura Serafim.

“A gente tem que reinventar os negócios com tantas mudanças no mercado. Já reinventamos bastante com a pandemia, que foi disruptiva do ponto de vista de gestão. E a gente tem que ter nesse cenário extremamente competitivo, reinventar o negócio e aumentar a produtividade”, sentenciou Araújo.

A arena Farma Trends aborda diversas vertentes e tendências relevantes para o varejo farmacêutico, com foco em proporcionar práticas de execução eficazes. No primeiro dia do evento, foram apresentadas diversas palestras sobre temas, como CRM, neurociência aplicada à jornada de compras e estratégias de comunicação na gôndola.

No primeiro dia de Farma Trends, no Conexão Farma, houve as apresentações do BI Manager LATAM na DSM, Rafael Andrade, sobre CRM como estratégia de fidelização; do CEO da NENC, Airton Rodrigues, que abordou a Neurociência aplicada à jornada de compras; e da CEO da Mind Shopper, Alessandra Lima, que trouxe as palestras Mapa de Calor da farmácia: Layout que vende! e Comunicação na gôndola – como vender mais através dos materiais de ponto de venda.

“Para fidelizar o cliente a gente cai numa armadilha de só olhar volume-dinheiro. É claro que isso é importante, porque toda empresa vive de nota fiscal, mas ele pode levar você para um cenário de oportunidade, que é muito mais de faturamento e de volume de crescimento do que propriamente uma acuracidade de fato”, contou Andrade.

A diretora-executiva da Stanley, Michelle Tsufa da Costa, apresentou o tema Explorando novas categorias no canal farma para melhor experiência do consumidor; o Head de Serviços Saúde da ClínicaRX, Jauri Siqueira, conduziu a palestra Uma nova era para farmácias: como rentabilizar os serviços farmacêuticos no ponto de venda; e a presidente do Instituto Mulheres do Varejo, Sandra Takata, e a especialista em Varejo Silvia Osso, abordaram O ser humano no centro: Diversidade, Equidade e Inclusão para inovar e permanecer relevante.

“É preciso fazer a inclusão de todos com equidade e criar novas oportunidades, colocando as pessoas no centro do negócio. Quanto mais você aceitar a diversidade e trouxer o pessoal para dentro do teu time, melhores serão seus resultados, e as coisas vão funcionar”, garante Silvia.

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